Pesquisadores mexicanos realizam minicurso e conferência na UNISANTOS

Entre os próximos dias 26 e 29, a UNISANTOS recebe os professores doutores Ricardo Pérez Mora e Omar Garcia Ponce de Léon, pesquisadores da Universidade de Guadalajara, no México, que realizarão conferência e minicurso, e participarão de mesa-redonda, no Campus Dom Idílio José Soares (Avenida Conselheiro Nébias, 300). As atividades fazem parte dos Seminários Internacionais da Pós-Graduação, que serão coordenados pela Cátedra Paulo Freire.

 

Nos dias 26, 27 e 28 será realizado o minicurso ATLAS Ti, que trará reflexões sobre a metodologia qualitativa e a lógica indutiva que podem ser aplicados na análise e codificação de dados. Serão apresentadas as principais ferramentas do software para análise qualitativa de dados ATLAS Ti e os participantes desenvolverão exercícios de codificação.

 

No dia 27, das 10 às 12h30, os pesquisadores realizarão a conferência “Modos coletivos de produção de conhecimento nas universidades mexicanas”, e no dia 29, das 10 às 12h30, participarão da mesa-redonda “O direito à educação no Brasil e no México: avanços e desafios”, com a participação do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNISANTOS, professor doutor Marcelo Lamy, e das professoras doutoras Ivani Monfredini, do Programa de Mestrado em Educação, e Denise Martin Coviello, do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva.

 

As atividades têm como objetivo propiciar aos docentes, discentes e funcionários da UNISANTOS debates e reflexões que a RESIEDU (Red de Estudios sobre Instituciones Educativas) vem realizando sobre a Educação Superior, o trabalho dos professores pesquisadores e a produção de conhecimento.

 

Clique AQUI para visualizar a programação do evento.

 

As inscrições devem ser feitas na Secretaria Acadêmica do Campus Dom Idílio José Soares.

 

Currículo – Ricardo Pérez Mora é Professor de Tempo completo Titular “C”, Chefe de Departamento de Políticas Públicas no CUCEA, Universidade de Guadalajara. É professor pesquisador do Doutorado em Gestão da Educação Superior (PNP-CONACyT). Publicou diversos artigos e capítulos de livros sobre o tema dos acadêmicos, as políticas educativas e a produção de conhecimento na Argentina, Brasil e México. Conta com reconhecimento de perfil PROMEP e é membro do Sistema Nacional de Investigadores Nível 1.

 

Omar Garcia Ponce de León é doutor em Sociologia pela Universidade de Barcelona (1995). Realizou estudos no ISIS na Universidade de Oxford sobre transferência de conhecimento (2012). Possui cursos especializados em sociologia na Universidade de Harvard (2007). Pós-doutorado na University of Alberta (2003). É especialista em Transferência de conhecimentos e Inovação. Faz parte do Sistema Nacional de Investigadores desde 1998 Nível 2.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!