Mestrados e Doutorados têm os melhores conceitos da região na avaliação da Capes

pos-graduacao
Seminários, minicursos e conferências fazem
parte das dinâmicas dos programas

Mais uma vez, a UNISANTOS tem a excelência na qualidade de ensino comprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).  A recente avaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil coloca os programas de Mestrado e Doutorado em Direito, Educação e Saúde Coletiva entre os mais destacados no País, com as notas mais altas da região. A nota 4 em todos os programas, correspondente ao quadriênio (2013-2016), reflete os investimentos da instituição em pesquisa, corpo docente altamente qualificado, produção científica e ensino de qualidade superior.

Em meio à crise econômica dos últimos anos, amplamente divulgada pelos meios de comunicação, que afetou os investimentos públicos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, a UNISANTOS investiu para a qualidade dos seus programas, o que garantiu a manutenção das notas obtidas nas últimas avaliações.  Para o reitor, professor Marcos Medina Leite, a avaliação deve ser comemorada, pois as notas comprovam o padrão de qualidade máxima dos programas.

AVALIAÇÃO –  De acordo com a Capes, a avaliação foi realizada por 1.550 consultores que avaliaram os 4.175 programas e seus 6.303 cursos, sendo 3.398 de mestrado, 2.202 de doutorado e 703 de mestrado profissional.  Os critérios de avaliação consideram cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social.

Os resultados da avaliação, que teve início em 1976, é o principal instrumento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Estudantes também se baseiam nas notas para escolha dos cursos, assim como as agências de fomento para suas políticas. Contribui, ainda, para políticas governamentais de apoio e crescimento da pós-graduação.