Concursos Gastronômicos com CMS transformam-se em livro de receitas

reitor-secretaria
Reitor entrega obra para secretária
de Agricultura e Abastecimento
Livro-Gastronomia
Livro apresenta 21 receitas de alunos da UNISANTOS

Fruto de uma parceria entre a UNISANTOS, a Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca e a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, ambos órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o livro Polpa de Peixe – Dicas e Receitas foi lançado na última quarta-feira (10), durante a abertura oficial do VI Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE), realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, no Campus Dom Idílio José Soares.

A obra é resultado da realização de dois concursos gastronômicos, realizados sucessivamente, em 2012 e 2013, onde alunos dos cursos de Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS elaboraram pratos utilizando a polpa de peixe, também conhecida como Carne Mecanicamente Separada (CMS), que é um produto inédito no mercado de São Paulo, obtida em um processo realizado em equipamento específico e que não pode ser produzida a partir da carne simplesmente picada. Ela parece com carne moída, principalmente pela sua praticidade, especialmente por ser isenta de espinhas e ossos.

O I Concurso Gastronômico trabalhou o aspecto gourmet, empregando ingredientes requintados e apresentação elaborada. Nessa edição, Willians Koji Honda da Silva desenvolveu a receita do Bolinho de Peixe ao Molho Tarê, que foi eleita a melhor criação. Já no II Concurso Gastronômico a abordagem foi a praticidade e a adequação ao paladar infantil, pois a temática era a Alimentação Escolar. O prato premiado com o 1º lugar foi o Escondidinho de Polpa de Peixe, criado por Elizângela da Penha Alda Cruz e Vanessa Edino de Jesus. Além destas receitas, a obra apresenta outras 19 criações dos alunos da UNISANTOS e 12 criadas pelo corpo técnico do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado de São Paulo.

Concurso-gastronômico
Vencedor da 1ª edição,
Willians Koji
Gastro---Elizangela-e-Vanessa
Ganhadoras do 2º concurso, Vanessa
de Jesus e Elizângela Cruz

Durante a cerimônia de lançamento, onde o reitor, professor mestre Marcos Medina leite, entregou a obra nas mãos da secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, engenheira Mônika Carneiro Meira Bergamaschi, foi destacado a importância do incentivo ao consumo de pescado. “Eventos gastronômicos como esses são fundamentais para que a gente possa, cada vez mais, fortalecer esse produto”, destacou a secretária.

O livro foi organizado pela diretora técnica de divisão da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, pela coordenadora do curso de Gastronomia da UNISANTOS, professora mestre Rosângela Bampa Schattan, e pela pesquisadora científica do Instituto de Pesca  Centro APTA do Pescado Marinho. A equipe técnica da UNISANTOS  foi formada pelos professores dos cursos Nutrição e Gastronomia, Michele Leiko Uemura, Rodrigo Anunciato Alvarez, Rosângela Bampa Schattan e Valdete Lemes Stivanim.

A publicação conta, ainda, com  fotografias do jornalista Alberto Duarte Ferreira Júnior, do Departamento de Imprensa da UNISANTOS.