Leopoldianum lança obra sobre PARFOR durante VI Jornada da Educação

ParforIntegrando a programação da VI Jornada da Educação, acontece hoje (9), às 20h30, no auditório 213 do Campus Dom Idílio José Soares (Avenida Conselheiro Nébias, 300), o lançamento do livro Caderno PARFOR: da política de formação PARFOR às práticas pedagógicas, com selo da Editora Universitária Leopoldianum.  Organizada pelos professores Fábio Cardoso Maimone, Maria de Fátima Barbosa Abdalla e Marly Saba Moreira, a obra é fruto do trabalho de professores, alunos e pesquisadores do  Núcleo de Pesquisa do Parfor da UNISANTOS e do Grupo de Pesquisa “Instituições de Ensino: políticas e práticas pedagógicas”.

Dividida em três partes, a obra apresenta 17 textos. A primeira parte discorre sobre os desafios e perspectivas na formação de professores. A segunda desenvolve o tema das práticas pedagógicas na base acadêmica. Já a terceira foca nas pesquisas realizadas na Pedagogia/Parfor e as conseqüências desses estudos na formação e desenvolvimento destes profissionais.

PARFOR – O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação (MEC), em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior neles sediadas, para ministrar cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de dezembro de 1996. A UNISANTOS é a única instituição da região a ser escolhida para participar PARFOR.