Inspirado em Benedicto Calixto, Paulo von Poser expõe “Porto, Tempo, Paisagem”

Desenho Rua Frei Gaspar 2017 - von poser cópia
Desenho da Rua Frei Gaspar que fará parte da exposição na Pinacoteca Benedicto Calixto

Artistas em épocas distintas, mas com o mesmo amor pela paisagem portuária de Santos, Paulo Fernando von Poser buscou inspiração nas obras de Benedicto Calixto e lançou o próprio olhar na paisagem do Porto. A observação e a sensibilidade resultaram em 12 trabalhos, entre desenhos e pinturas inéditas, que integram a exposição “Porto, Tempo, Paisagem”, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15), no Boqueirão, em Santos. A abertura será na quarta-feira (13), às 19h30.

 

Além das obras feitas a partir da observação das pinturas de Calixto, que estão nos acervos da Pinacoteca e nas coleções do Itaú Cultural e BM&F Bovespa, o docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS também selecionou 27 fotografias, coletadas a partir de pesquisa nos acervos do Museu da USP, que serão exibidas em Santos pela primeira vez.  Ao comentar a importância do trabalho, Von Poser destaca: “Benedicto foi sem dúvidas um artista, pesquisador e historiador cosmopolita”.

paulo von poser 2
Paulo von Poser durante a elaboração do desenho no Teatro Guarany

 

BIOGRAFIA – Artista plástico, arquiteto, desenhista, ceramista e ilustrador, Paulo von Poser é docente da UNISANTOS desde 1986. É reconhecido por seus desenhos de rosas em 1989, com a ilustração do calendário do Museu de Arte Contemporânea (MAC-SP), e também por desenhos de museus, praças e demais espaços públicos. Produziu em 2008 seu maior desenho, com 225 metros², no teto do Teatro Guarany (1882) de Santos. Em 2010, lançou o livro “A Cidade e a Rosa”, pela editora Luste. Em 2012, comemorou 30 anos de exposições com a retrospectiva “Trajetória”, no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), e a exposição “Floração”, no Museu de Arte Sacra (MAS). Participou de mostras nacionais e internacionais e seus trabalhos integram acervos de museus como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu da Casa Brasileira (MCB) e Museu de Arte Contemporânea (MACUSP).

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!