Inédito no Brasil, Programa de Mestrado em Psicologia e Políticas Públicas é instalado

Instalação-Psicologia (3)
Solenidade de instalação foi marcada pela emoção e reconhecimento

Em cerimônia realizada na noite de ontem, a UNISANTOS instalou o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e Políticas Públicas. Inédito no Brasil, o Mestrado Profissional nesta área vem somar-se aos demais programas acadêmicos existentes (Direito, Educação e Saúde Coletiva), e representa mais uma etapa dos investimentos em pesquisa.

Instalação-Psicologia (1)
Missa de Ação de Graças integrou a programação do evento

Durante a cerimônia, a professora doutora Maria Isabel Calil Stamato foi nomeada a coordenadora do Programa e os professores que integrarão o primeiro corpo docente do mestrado profissional foram apresentados e receberam a insígnia institucional. O crescimento da área da Psicologia foi ressaltado pela coordenadora, com destaque para a necessidade cada vez maior da humanização no atendimento. Ela agradeceu o empenho institucional para a proposta do mestrado profissional e ressaltou a história da UNISANTOS com o curso de Psicologia que completou 45 anos de existência.

O reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, fez a abertura e encerramento da cerimônia e transmitiu os votos de sucesso enviado pelo chanceler, o bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa, que destacou a alegria pela instalação, sendo que ampliação da pós-graduação stricto sensu representa mais um marco no desenvolvimento da instituição.

Instalação-Psicologia (4)
O reitor Marcos Medina e a coordenadora do Mestrado, Maria Isabel Calil

Durante sua fala, o reitor enfatizou os investimentos da Universidade para manter os seus programas com qualidade, comprovados com a excelente avaliação dos programas nas áreas do Direito, Educação e Saúde Coletiva, divulgada pela Capes/MEC no mesmo dia em que o novo Mestrado é instalado. Ele citou os 44 grupos de pesquisa certificados pelo CNPq, o número mais importante da região e já em destaque no Estado de São Paulo.

Instalação-Psicologia (2)
Dirigentes e docentes que integram o Programa comemoram a instalação

Participaram da cerimônia, as pró-reitoras, professora mestre Roseane Marques da Graça Lopes (Graduação) e professora doutora Mariângela Mendes Lomba Pinho (Administrativa); a diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológias (Ipeci), professora doutora Adriana Florentino de Souza; e a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde, professora mestre Mônica Lourenço das Neves. Prestigiaram o evento, diretores, docentes, gestores e funcionários administrativos, além de representantes de outras instituições.

MESTRADO – O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e Políticas Públicas tem os seguintes objetivos:   promover a qualificação de profissionais, capazes de analisar criticamente suas práticas e desenvolver ações transformadoras; avaliar criticamente as práticas profissionais, por meio da problematização da atuação; construir e avaliar instrumentos, metodologias e tecnologias pertinentes à realidade social e educacional;  e gerar impacto relevante nas ações profissionais em Psicologia e política públicas, nos âmbitos regional, nacional e internacional.