Inédita no País, UNISANTOS publica a primeira Agenda Ambiental do Porto

Convidados lotam auditório da Codesp
agenda-mesa
Autoridades durante o lançamento

Primeira do País, a Agenda Ambiental do Porto de Santos foi lançada, na quarta-feira (25), na sede da presidência da Codesp, em Santos. Com o selo da Editora Leopoldianum, é fruto de trabalho entre a UNISANTOS, Cetesb e a Autoridade Portuária. O evento foi prestigiado por autoridades e técnicos responsáveis pela elaboração do documento.

Reitor da UNISANTOS, o professor Marcos Medina Leite ressaltou que a Agenda, em seu processo, apresenta três grandes valores (dialógico, científico e histórico) e representa uma conquista articulada por vários atores. Ele lembrou que o trabalho está diretamente ligado aos eixos estratégicos da Universidade, Porto e Meio Ambiente. “Este é um momento especial, de júbilo para a Universidade”, destacou.

agenda-entrega
Reitor, à direita, entrega publicação ao presidente da Codesp

Agenda Ambiental do Porto de SantosRepresentando a presidência da Cetesb, a gerente Cláudia Lamparelli lembrou que a proposta da Agenda era ambiciosa e tentadora. A participação da entidade se deu a convite da Universidade. “Foi um trabalho muito bom, muito produtivo. Esse trabalho foi construído e não termina. Muitos itens já foram superados e outros irão surgir. A Cetesb continua de portas abertas para participar de outros trabalhos”, lembrou.

Diretor presidente da Codesp, Angelino Caputo disse que o momento é para aplaudir o trabalho realizado. Há dois meses no cargo, ele considerou que a Agenda vai ao encontro da sua filosofia de trabalho, com respeito ao trabalhador e ao meio ambiente. “Parabéns à UniSantos que articulou todo esse trabalho”, concluiu.

Agenda – Iniciada em 2006, com o debate público de 16 temas ambientais, articulado pelo grupo de pesquisa em Gestão Ambiental da UNISANTOS, a obra traz a síntese dos principais aspectos discutidos, que foram atualizados por conta das demandas ambientais. Com 212 páginas coloridas, é dividida em capítulos que trazem a Gestão, o Monitoramento Ambiental das Operações Portuárias, o Planejamento da Expansão e Licenciamentos Ambientais, as Iniciativas Socioambientais, entre outros.