Festival Música Nova é tema de pesquisa do curso de Licenciatura em Música

antonio-eduardo
Professor é reconhecido pelo pioneirismo na pesquisa e divulgação da música contemporânea

“A Pós-Vanguarda no Festival Música Nova de Santos – Panorama Estético-Poético”. Este é o título do primeiro projeto de pesquisa do curso de Licenciatura em Música, sob a responsabilidade do pianista, professor e coordenador do curso, Antonio Eduardo Santos.  Aprovado pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), com excelência, o projeto propõe dar continuidade à coleta, seleção e análise de títulos, artigos, partituras, gravações e registros da crítica especializada sobre o Festival Música Nova Gilberto Mendes, desde 1980 até os dias atuais.

A proposta do professor Antonio Eduardo é, ainda, criar um grupo de pesquisa formado por alunos do curso de Música e atuar em projetos de iniciação científica, de forma multidisciplinar, nas áreas de pesquisa, composição e interpretação, campos de trabalho do musicólogo, compositor e instrumentista, respectivamente.

Festival – Com a ideia de ser um lugar de divulgação para artistas de vanguarda da época, o Festival Música Nova surgiu em 1962, a partir do movimento Música Nova, cujo Manifesto teve como um dos signatários o músico santista Gilberto Mendes. O objetivo era dar espaço a compositores fora das salas de concerto tradicionais. A influência do festival atingiu movimentos importantes na música brasileira das décadas seguintes, como a Tropicália e a Vanguarda Paulista e, ao longo de suas edições, o festival passou a servir como um panorama das obras de música erudita brasileira, em especial as de caráter experimental.