Estudantes do Colégio Objetivo e da UNISANTOS realizam Simulação da ONU

MNU3
Estudantes foram separados em salas temáticas, onde
representaram as delegações de países-membros da ONU

Debater sobre questões atuais que mobilizam as nações e vivenciar na prática a simulação de discussões que ocorrem em uma das mais importantes organizações do mundo. Foi com esses objetivos que o Laboratório de Relações Internacionais da UNISANTOS (Lari) recebeu um grupo de estudantes do Ensino Médio das unidades do Colégio Objetivo da Baixada Santista, no último dia 9, para mais uma edição da Simulação da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, o evento contou com a participação de estudantes do curso de Relações Internacionais, História, Jornalismo e Relações Públicas.

MNU2
Atividade envolveu docentes da UNISANTOS

Durante a abertura do evento, o coordenador do curso de História da UNISANTOS, o professor mestre Paulo Fernando Campbell Franco, fez uma breve introdução sobre as questões dos Direitos Humanos e da Cultura de Paz no mundo. Logo em seguida, divididos em grupos, os estudantes foram separados em salas temáticas, onde representaram as seguintes delegações de países-membros da ONU: Alemanha; Austrália; Brasil; China; Espanha; Estados Unidos; França; Japão; Irã; Israel; Líbano; México, Palestina; Portugal; Reino Unido, Rússia, Síria e Turquia.

MNU5
Estudantes defenderam posicionamento dos países que integram a ONU

A representação da reunião do Conselho de Segurança tratou da discussão sobre a mudança da Embaixada Norte-Americana para Jerusalém. Já o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) abordou o Embargo de Cargas Vivas no Porto e o Acordo de Paris. Seguindo todas as formalidades e processos necessários utilizados em uma real conferência da Organização das Nações Unidas, os participantes apresentaram ao longo da atividade uma série de propostas e acordos de mediações para os respectivos problemas.

MNU4
Participantes debateram temas da atualidade

INTEGRAÇÃO – Os estudantes de Relações Internacionais e História integraram as delegações de países-membros. Já os estudantes de Jornalismo representaram as agências de notícias e os de Relações Públicos organizaram o evento, desde o credenciamento até a composição dos espaços de discussão.  Docente do curso de Relações Internacionais da UNISANTOS, a professora doutora Natália Noschese Firgermann foi uma das organizadoras do evento. Ela destacou a importância da atividade e o caráter interdisciplinar, reunindo diferentes cursos da UNISANTOS. Representante do Colégio Objetivo e docente do curso de História e Pedagogia da UNISANTOS, a professora mestre Melissa Mendes Caputo Vicente disse que a simulação aproxima o estudante do Ensino Médio da instituição. Ela ainda ressaltou a importância dos temas abordados.  “Além de fomentar um cidadão mais consciente sobre os problemas que acontecem no mundo, essa atividade trabalha diversos conteúdos que serão utilizados pelos alunos nos vestibulares”, finalizou.

EXPERIÊNCIA – Participando pela quarta vez da Simulação da ONU, o estudante do primeiro semestre do curso de Relações Internacionais, Daniel da Silva Gatti, destacou que foi por conta da sua participação, ainda como aluno do Objetivo, em edições passadas desta atividade, que escolheu vir para instituição. Segundo ele, esse debate também ajuda a trabalhar diversos habilidades importantíssimas para a vida, como a argumentação e a oratória. “Essa parceria entre as duas instituições é muito boa. Se não fosse por essa Simulação eu não estaria hoje aqui cursando RI”, concluiu.