Estudantes da UNISANTOS participam de intercâmbio na Espanha e em Portugal

MOBILIDADE-ACADEMICA
Estudantes vão para universidades conveniadas com a UNISANTOS

Compartilhar experiências e vivenciar novas culturas. Essa é a expectativa que os estudantes intercâmbistas da UNISANTOS revelaram durante o Workshop de Mobilidade Acadêmica da Universidade Católica de Santos, realizado ontem (26). O grupo, que é formado por 17 estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Jornalismo, Nutrição, Psicologia e Publicidade e Propaganda, viaja no próximo semestre para participar do Programa de Mobilidade Acadêmica em instituições de ensino da Espanha e de Portugal.

Em sua sétima edição, o workshop teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre questões de saúde, moradia, transporte e câmbio monetário.  O professor doutor Cesar Bargo Perez, coordenador da Assessoria de Relações Institucionais, e estudantes que participaram de edições passadas do Programa de Mobilidade Acadêmica deram dicas e compartilharam um pouco das suas experiências vividas em universidades europeias.

mobilidade-natalia
Nathalia Coutinho

EXPECTATIVA – Ansiosa para sua primeira experiência internacional, a estudante Nathalia Archanjo Coutinho, do 7º semestre do curso de Jornalismo, terá a Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, como destino. Ela destaca que este Programa oferecido pela UNISANTOS é muito importante. “Eu acho esse tipo de intercâmbio universitário excelente, pois o aluno consegue ter essa experiência internacional por um custo muito menor”, argumenta.

mobilidade-yves
Yves Perrone

Para Yves Nader Perrone, do 3º semestre de Direito, esses seis meses na “tradicional” Universidade de Coimbra, em Portugal, serão de extrema importância para o seu currículo. Tendo como foco a área acadêmica, ele ressalta que através do Programa de Mobilidade Acadêmica poderá descobrir conteúdos inéditos para quem sabe desenvolver novas pesquisas.

Tendo como destino a Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, Gabriela Keller Silva Nascimento, do 3º semestre de Psicologia, comenta que essa oportunidade de estudo fora do País será um diferencial em sua vida profissional. “Essa chance de estudar lá fora irá me ajudar no mercado de trabalho”, conclui.

TOP ESPANHA – Vencedora do processo seletivo do Programa Top España Santander Universidades 2017, que lhe concedeu bolsa, a estudante Maria Fernanda Console de Salles, do 7º semestre do curso de Direito, ficará entre os dias 3 e 22 de julho, na Universidade de Salamanca, na Espanha. Ela classifica essa oportunidade como “única” e diz que o intercâmbio faz com que o aluno tenha uma visão mais abrangente da sua área de atuação e dos aspectos culturais de outro país.

Além das Universidades de Salamanca e de Santiago de Compostela, na Espanha, e das Universidades de Coimbra e Nova de Lisboa, em Portugal, neste semestre, outros estudantes da UNISANTOS irão para as Universidades de Cadiz e Coruña, ambas na Espanha.

Mais informações sobre Mobilidade Acadêmica podem ser obtidas na Assessoria de Relações Institucionais, pelo telefone 3228-1241 ou pelo e-mail ari@unisantos.br.