Doutoranda em Direito Ambiental é aprovada em curso da Academia de Haia

Marcia-Alvarenga-doutoranda
Márcia Alvarenga dos Santos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Ambiental Internacional da UNISANTOS, Márcia Alvarenga dos Santos foi selecionada para participar do curso inédito “50 Anos de Direito Espacial – Direito Espacial em 50 Anos”, promovido pela Academia de Haia. As aulas serão realizadas entre 21 de agosto e 8 de setembro, na Holanda.

O tema do curso é objeto de pesquisa da tese de Márcia, orientada pelo professor doutor Olavo Bittencourt Neto, intitulada “Impacto ambiental causado por detritos espaciais: perspectivas regulatórias brasileiras”. De acordo com a pesquisadora, o intuito é analisar os impactos ambientais causados pelos detritos espaciais e propor regulamentações nacionais com base na experiência jurídica de outros países. “A Universidade Católica de Santos me abriu as portas para esse universo do Direito. Ao final do curso em Haia, os participantes devem compilar os resultados em um livro. Esse livro e a minha tese serão a forma de retribuir a oportunidade que a Universidade tem me proporcionado”.

Bolsista pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), Márcia conta que o processo seletivo foi feito por meio de inscrição online, seguida de análise curricular dos candidatos. “Ouvi dizer que eu teria sido a única candidata selecionada na América Latina”.

Academia de Haia – O curso é realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisa da Academia de Direito Internacional de Haia. O objetivo é reunir jovens advogados altamente qualificados, de diferentes países, para realizar um trabalho em conjunto sobre temas determinados anualmente pela curadoria da academia.