Curso de Música reúne coral de Guarujá e grupo Rinascita em concerto secular

DSCF3410
Concerto marca o primeiro encontro entre
o coral de Guarujá e o grupo Rinascita

Como parte das atividades do projeto de extensão “Um Canto que Toca”, o curso de Licenciatura em Música da UNISANTOS promoveu, no dia 1 de dezembro, o concerto de Música Secular com canções profanas do século XIII ao XVI. O evento, na Capela São José, no Campus Dom Idílio José Soares, marcou o encontro entre o Coral Municipal do Guarujá e o Grupo Rinascita de Cubatão, que juntos realizaram a sua primeira apresentação.

Ao som de canções renascentistas europeias que fazem uma alusão aos festejos, saudações as mudanças de estações e ao amor da época, os músicos apresentaram o seguinte programa: Mir it is, Anônimo; Cucú, cucú!, de Juan Del Encina; Estas Noches, de Cancionero de Upsala; El grillo, de Josquin Desprez; Je ne I’ose dire, de Pierre Certon; Hoy comamos y bebamos, de Juan Del Encina; e What if I Never speed e Come again, de John Dowland que contou com a participação da solista Adriana Bernardes durante a exibição dessas canções.

DSCF3417
Estudantes de Música e familiares prestigiaram
o evento na Capela São José

De acordo com o maestro Ricardo Cardim de Cerqueira, regente do Coral Municipal do Guarujá e docente do curso de Música da UNISANTOS, o trabalho em conjunto com o Rinascita é inédito e aconteceu através de um contato realizado com o diretor artístico do grupo de Cubatão que também é integrante do Coral. Segundo ele, o coro tem uma grande identificação com a Universidade, já que diversos alunos e ex-alunos fazem parte deste elenco.

Responsável pela parte musical do concerto, o diretor artístico do Grupo Rinascita de Cubatão, Fabrício Leite, comentou que a escolha de realizar a apresentação dentro de uma Capela se deu por conta da acústica e porque no passado esse tipo de musical era exibido em locais próximos a igrejas. Ele ainda ressaltou que para o Rinascita estar na Universidade é muito interessante, pois além de mostrar o trabalho do grupo, o universitário tem a oportunidade de descobrir diversos instrumentos do século XVI, XVII e XVIII. “Ter contato com esses instrumentos aqui é algo raro, e estar na UNISANTOS faz com que os alunos tenham um aprendizado ainda maior com apresentações como essa”, concluiu o diretor artístico.