Concurso Gastronômico elege melhor receita com Carne Mecanicamente Separada

Vanessa e Elizângela criaram o Escondidinho de CMS

A final do Concurso Gastronômico com Carne Mecanicamente Separada (CMS) de Pescado na Merenda Escolar, realizada, no dia 4 de outubro, no Laboratório de Gastronomia e Nutrição, no Campus Dom Idílio José Soares, consagrou a receita Escondidinho de CMS, elaborada pelas alunas do 2º semestre de Gastronomia, Elizângela da Penha Aldá Cruz e Vanessa Enedino de Jesus, como a grande vencedora.

As vencedoras disseram que experimentaram diversas receitas antes de definir que apresentariam o escondidinho. “Pensamos que teria que ser algo prático, rápido e gostoso, porque as crianças são muito exigentes”, explica Vanessa, que atua como cozinheira escolar na UME Martins Fontes. Elizângela destaca também o aspecto nutricional do preparo. “Apesar de ser simples, procuramos enriquecer a receita com legumes e verduras”, comenta.

A segunda colocação foi obtida pela aluna do 4º semestre de Gastronomia, Ivani Ribeiro da Silva, que criou o prato CMS de peixe com batata doce. Já o terceiro lugar ficou com as alunas do 2º semestre, Josiene de Barros Santos e Norma Suely Silveira, que criaram o prato Broa Caiçara.

Concurso – Desenvolvido com o objetivo de estimular o desenvolvimento da criatividade dos alunos na elaboração de pratos com CMS de pescado para a merenda escolar, o concurso foi realizado em três fases, reunindo 51 universitários dos cursos de Gastronomia e Nutrição, que se dividiram em 22 equipes. Na final, 11 grupos apresentaram suas criações, que serão publicadas em um livro, para um corpo de jurados.