Instalação do Doutorado em Educação é prestigiada por educadores da região

doutorado-mesa2
Sob a presidência do reitor Marcos Medina Leite, mesa é composta por pró-reitores, diretores e coordenadores

“Um presente para região”. Assim, dirigentes da instituição ressaltaram a importância do curso de doutorado em Educação recém-aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. A cerimônia de instalação, ontem (28), contou com a presença de autoridades da área da educação das cidades da Baixada Santista, Reitoria, diretores, coordenadores de curso, docentes, egressos e alunos do Mestrado em Educação.

doutorado-coord
Coordenadora Irene Jeanete recebe portaria das mãos da pró-reitora de Graduação Roseane Marques da Graça Lopes

Durante a solenidade, receberam o termo de posse enquanto coordenadora e vice-coordenadora do doutorado, respectivamente, as professoras doutoras Irene Jeanete Lemos Gilberto e Maria Amélia Santoro Franco. Em seu discurso, o reitor, professor mestre Marcos Medina Leite, falou sobre a conquista e a sua importância para toda a região e lembrou da responsabilidade no desenvolvimento do curso, pois ele representa a formação daqueles que vão pensar a própria educação. “O doutorado representa o ápice do processo universitário, o patamar mais elevado do conhecimento”.

A coordenadora, professora doutora Irene Gilberto, ressaltou que o doutorado é resultado de um processo histórico, que teve início com a formação de professores na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 1954, e foi consolidada pela produção do conhecimento que começou em 2004 com o mestrado em Educação. Destacou que, neste período, a pós-graduação stricto sensu em Educação já soma 15 mil produções e 270 dissertações, sendo que 80% destas pesquisas se referem às escolas públicas (estaduais e municipais) da Região Metropolitana da Baixada Santista.

doutorado-professores
Reitoria, diretores e professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

Diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação, o professor mestre Fábio Cardoso Maimone disse que uma instituição que tem tradição na formação de professores merece o doutorado em Educação. “Somos uma família de educadores”. Diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), a professora doutora Adriana Florentino de Souza lembrou que o doutorado irá consolidar ainda mais a excelência da pesquisa na Universidade.

Secretária de Educação do município de Praia Grande, a professora Cláudia Maximino Meirelles disse que o doutorado é uma conquista que tem que ser celebrada não só pela universidade, mas por todos os educadores da região. “Enquanto gestores temos que criar condições para os docentes. A universidade está oferecendo o curso. Agora, cabe a cada município uma articulação para que favoreça o acesso e permanência dos professores no programa”, destacou a dirigente que também é formada em Administração pela UNISANTOS.

doutorado-missa
Padre Cláudio Scherer celebra missa pelo início do ano letivo

Fizeram parte da mesa, durante a cerimônia de instalação, o reitor Marcos Medina Leite (presidência); os pró-reitores Roseane Marques da Graça Lopes (Graduação), Mariângela Mendes de Lomba Pinho (Administrativa), padre Cláudio Scherer da Silva (Pastoral); os diretores Adriana Florentino de Souza e Fábio Cardoso Maimone; e as professoras Irene Jeanete Lemos Gilberto e Maria Amélia Santoro Franco. A solenidade  foi antecedida de celebração eucarística pelo início das atividades acadêmicas do ano de 2016.

Doutorado – O Programa de Doutorado em Educação tem como área de concentração “Educação e Formação” e como linhas de pesquisa “Políticas e Práticas da Educação Escolar” e “Políticas e Práticas de Formação e Profissionalização Docente”. São previstos 90 créditos, com disciplinas obrigatórias e um leque de outras disciplinas e atividades curriculares.

Competência, articulação, produção científica, inserção regional e excelente avaliação trienal do Mestrado em Educação contribuíram para a aprovação do doutorado. No relatório de avaliação da Capes é destacado que a proposta do Doutorado em Educação tem excelente fundamentação em termos de estrutura curricular e de atividades acadêmicas previstas. A experiência com o curso de Mestrado, que existe desde 2004, e sua estreita relação com instâncias da educação básica da região, por meio de secretarias de educação e escolas, também foram citadas como diferenciais para aprovação.