Estudantes apresentam projetos de Iniciação Científica em evento da SBPC

ipeci
Estudantes e professores durante o evento

Os cursos de Biologia, Direito, Farmácia, Psicologia e Relações Públicas representaram a UNISANTOS durante a 67ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada entre 12 e 18 de julho, na UFSCar, em São Carlos, interior do Estado de São Paulo. Ligados ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI) da Universidade, cinco projetos de Iniciação Científica foram apresentados pelos alunos-pesquisadores no evento que contou com 6.378 inscritos de diferentes estados brasileiros.

Selecionados durante a IX Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica da UNISANTOS, os trabalhos foram apresentados na forma de pôsteres. Os alunos foram acompanhados pela diretora do Ipeci, professora doutora Adriana Florentino de Souza, e pela coordenadora do Comitê Institucional de Iniciação Científica (COIC), Verônica Altef Barros.

Do curso de Farmácia, Sylvia Fortes Restrepo apresentou a pesquisa “Gasto com medicamentos pelos idosos residentes em município com alta cobertura da estratégia Saúde da Família no Estado de São Paulo”. Sob a orientação da professora mestre Marlene Rosimar da Silva Vieira e da professora doutora Aylene Bousquat, o objetivo foi analisar o gasto médio mensal com medicamentos utilizados por indivíduos com 60 anos ou mais residentes em Praia Grande. Os resultados revelam que os programas de acesso gratuito têm impacto benéfico, porém há necessidade de melhorias visando maior cobertura e acesso aos medicamentos.

“Governança Global: As normas internacionais como ferramentas para a construção de um consenso sobre as práticas de responsabilidade socioambiental” é o título do trabalho da estudante de Direito, Luciana Cristina da Conceição Lima, orientado pelo professor doutor Alcindo Fernandes Gonçalves. Ela analisou a forma como elementos da sociedade vêm buscando meios de atingir um consenso global sobre a responsabilidade socioambiental. A pesquisa demonstrou a evolução e construção dos conceitos de governança global e da responsabilidade social.

Estudante de Psicologia, Paloma da Silva Araújo apresentou o estudo “A Percepção da Autorrealização na Construção da Autoestima de Adolescentes”, sob orientação da professora doutora Denise D’Aurea Tardeli. O objetivo foi estabelecer a relação entre a autorrealização e a autoestima, vinculada à personalidade moral dos adolescentes e os seus projetos de vida. Os resultados mostraram que os adolescentes possuem uma boa noção de suas capacidades e da importância de se pensar no futuro. Observou-se, contudo, uma dificuldade em lidar com as emoções.

Orientada pelo professor mestre Wellington Teixeira Lisboa, a aluna do curso de Relações Públicas, Carolina dos Santos Ferreira, apresentou a pesquisa “Visibilidade tensionada: posicionamentos organizacionais e gestão dos relacionamentos no contexto do ativismo virtual”. Entre os objetivos, buscou estudar as formas como os ativistas mobilizam-se frente a problemas de postura organizacional. Do curso de Biologia, Gabriel Angeles dos Santos, orientado pelo professor doutor Ronaldo Bastos Francini, expôs a pesquisa “Biologia populacional de Holcobunus nigripalpis (Sclerosomatidae: Gagrellinae) em uma área de floresta ombrófila no Vale do Rio Quilombo, Santos, SP”. Conhecer a biologia populacional e propor hipóteses para explicar os padrões encontrados na população estão entre os objetivos do trabalho que verificou a existência de movimentação dos indivíduos pela procura de recursos ou acompanhando as variações do microclima.