Nutrição Aplicada ao Marketing incentiva alunos para criação de novos produtos

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Grupo produziu polpa com batata yacon

Desenvolver produtos utilizando os princípios de marketing, de acordo com as legislações que regulamentam a indústria de alimentos e aplicando os conceitos nutricionais. Esses foram os desafios das alunas do 6º semestre de Nutrição no trabalho final da disciplina Nutrição Aplicada ao Marketing, ministrada pela professora mestre Rosangela Bampa Schattan, coordenadora do curso de Gastronomia.

 

Resultado de um semestre de estudos, as alunas de Nutrição apresentaram no dia 28 de novembro, no Laboratório de Gastronomia e Nutrição, os produtos criados de acordo com os conceitos nutricionais e os princípios de promoção, mercado, comportamento dos consumidores e resoluções dos órgãos reguladores.

 

As criações apresentadas pelas alunas foram: o doce de uva integral com chia NutriSaúde, a tapioca com extrato de tomate em pó e cúrcuma Cores da Terra, a coxinha de frango com massa integral Frit, a barra de cereais com biomassa de banana verde FibersBio, e a polpa de batata yacon PolpyCon.

 

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Alunas criaram coxinha integral

Integrante do grupo que desenvolveu a PolpyCon, Fernanda Cristina Ferreira explicou que a batata yacon tem importantes propriedades que auxiliam no controle do diabetes, na regulação intestinal e no aumento da sensação de saciedade, entretanto o alimento não é facilmente encontrado e deteriora-se rapidamente. “Imaginamos uma polpa para viabilizar o consumo diário do alimento”.

 

Ela disse que o trabalho foi bastante interessante para apresentar todas a questões mercadológicas e de leis relativas a criação de um produto, e completou que a ideia deve se tornar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do seu grupo. “Nossa ideia é trabalhar este produto com pesquisas no Ambulatório de Nutrição como TCC e analisar a viabilidade da implantação e patente”, comentou.

 

O grupo de Ana Bianca de Almeida Sessa, que desenvolveu a coxinha Frit, planejou seu produto baseada em pesquisas que apontam os alimentos mais consumidos atualmente. “Hoje é muito comum a alimentação fora de casa, por isso pensamos em um alimento funcional, bastante rico em fibras, que agrada todos os públicos”, explicou. Ana Bianca disse que a disciplina amplia o conhecimento e apresenta um novo campo de atuação profissional.

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