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Editorial

Revigorar a Revista Patrimônio: Lazer & Turismo não foi uma tarefa fácil. Herdar dos seus fundadores e pioneiros tamanha tarefa nos encheu de orgulho e prazer. E é em homenagem a eles que a partir de agora editamos este periódico Qualificado.

Edição No. 01, Jan-Fev-Mar 2008

Nesta edição tivemos o artigo Responsabilidade Social Corporativa e Marketing Social: um estudo exploratório em empresas da Baixada Santista, de autoria de Hamilton Pozo, Takeshy Tachizawa, José Henrique de Souza, no qual nos foi demonstrado que a responsabilidade social que, muitas vezes, é confundida com filantropia, passa a ter maior importância para as empresas. Com o crescimento do Terceiro Setor, tanto em recursos financeiros quanto em relevância social e política, e sua conseqüente profissionalização e as modernas técnicas de gestão dos negócios que estão sendo incorporadas à área social. O marketing social com base na responsabilidade social já começa a construir um valor diferencial para a marca e uma vantagem competitiva para as empresas. O objetivo da pesquisa foi apresentar valores que colaborem com o maior envolvimento e atuação das empresas nesse campo, principalmente na Baixada Santista.

Outro artigo publicado tem como autor Djair Picchiai com o título Estratégia e Estrutura: uma operadora de plano de assistência à saúde de pequeno porte, cujo objetivo é analisar a aplicação do conceito de estratégia no contexto de uma operadora de plano de assistência à saúde, na modalidade de autogestão. Essa operadora de planos de assistência à saúde, Metrus Saúde, pertence a um segmento econômico que abriga organizações sem fins lucrativos, e que tem como mercado um grupo fechado de beneficiários que, normalmente, nascem da gestão de um plano no âmbito da área de recursos humanos de uma empresa. É um estudo normativo diretivo, explicativo a partir de um contexto concreto de estudo de caso e com suporte conceitual de categorias teóricas pesquisadas no atual estado da arte da bibliografia em gestão. A estratégia da operadora é fortemente influenciada pela regulamentação estatal. Sua estrutura oferece as características de uma burocracia profissional.

O terceiro artigo intitulado O Planejamento do Espaço Turístico na Escala Local, de Clézio Santos, aponta a relação geografia e turismo têm como base o planejamento do turismo e sua importância para as pequenas localidades, procurando demonstrar a necessidade de se obter conhecimentos sistematizados para o planejamento integrado do turismo. Baseia-se na análise dos resultados mais significativos de um estudo descritivo realizado no município de São Simão (SP). Verifica-se a predominância do mercado regional e um perfil de turista formador de opinião sobre as condições e estrutura de cidades pequenas. No Turismo efeitos do processo de globalização são cada vez mais sentidos em diferentes setores, principalmente no meio ambiente, população e espaço rural.

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Edição No. 02, Abr-Mai-Jun 2008

Nesta segunda edição de 2008, a busca por novos autores e a pela identidade nova referente a esta fase da revista foi premente e ao mesmo tempo entusiástica. O número de submissões cresceu e a evolução da qualidade dos artigos também foi importante.

No primeiro artigo desta edição tivemos o Projeto Museu da Cidade de Parambu: implantação de um processo, da historiadora Manuelina Duarte, no qual ela apresenta um relato de experiência da criação de um museu na cidade de Parambu, no sertão dos Inhamuns, no Ceará. A opção metodológica foi realizar na primeira etapa a formulação conceitual, o mapeamento das referências patrimoniais, a mobilização da comunidade e o treinamento em serviço de equipes locais, ao invés de ir direto à criação de uma exposição, em uma contundente afirmação de que o museu não estará jamais pronto, porque é processo.

No segundo artigo, de autoria de Giselle Homem de Mello, A Modernização de Santos no Final do Século XIX, onde ela descreve o crescimento de Santos, assim como o de outras cidades brasileiras no final do século XIX, esteve associado às transformações do país que buscava se inserir nos marcos internacionais do desenvolvimento do capitalismo, tanto em relação ao modelo econômico, quanto pela assimilação de valores, padrões e modos de vida europeizados. A fixação das elites em centros urbanos concorreu para a montagem de uma rede de serviços e melhoramentos urbanos que foram, em larga medida, financiados pelo capital estrangeiro. Pretendemos analisar, a partir das transformações em curso, como se formava naquele momento aquela que pode ser vista como a Santos moderna, constituída nos marcos do desenvolvimento da sociedade burguesa e capitalista, cujos valores e modos de vida viriam a orientar as intervenções urbanísticas ao longo do século XX.

Como terceiro artigo, Icaro Cunha apresenta o tema O Ecoturismo e os Conflitos na Ocupação do Território em São Sebastião, onde traz uma análise sobre uma política pública dedicada ao ecoturismo e à educação ambiental, implantada no município costeiro de São Sebastião, São Paulo, realizando a discussão sobre o papel dessa iniciativa em relação aos conflitos pelo uso da terra. O marco geral da discussão está no contraponto entre o veranismo, aproveitamento imobiliário dos atrativos da região do litoral, e a indústria limpa do turismo como vetor para novas práticas ecologicamente sustentáveis.

O ensaio apresentado nesta edição de autoria de Claudio Quoos Conte, Frontões Curvos: um tipo de frontão em igrejas do litoral brasileiro, analisa um tipo de frontão de igreja que aparece quase que exclusivamente no litoral da Capitânia de São Paulo no período colonial, da cidade de Parati até Paranaguá. Estes frontões são constituídos por uma única e sinuosa curva como a representação simbólica de uma onda ou de água. É intrigante o fato de que este tipo de frontão não apareça em regiões geograficamente muito próximas como o vale do Paraíba, a cidade de São Paulo assim como nem ao norte ou ao sul dessas localidades litorâneas e em nenhum outro lugar da colônia, com raras exceções.

Artigos Ensaio
Edição No. 03, Jul-Ago-Set 2008

Nesta terceira edição tivemos a felicidade de um número crescente de submissões e o recebimento de comentários sobre o impacto, abrangência e qualidade de uma revista com este foco e esta temática, que cruza áreas que se relacionamento quando se trata de gerenciamento, independente do tipo de organização ou objeto administrado. Isso, acreditamos nós, enriquece a busca pela ampliação do conhecimento multidisciplinar.

O artigo que abre esta edição de autoria de Takeshy Tachizawa, chamado de Desenvolvimento Local Sustentável: um projeto de turismo ecológico baseado em pesquisa empírica, desenvolveu um diagnóstico no contexto socioambiental de Campo Limpo Paulista e região, para a criação de uma incubadora destinada ao desenvolvimento de empreendedores sociais e suporte técnico aos empresários de micro e pequenas empresas – MPE voltados ao turismo ecológico. Foi baseado em pesquisa empírica realizada de acordo com a grounded theory. Nesta pesquisa foram consultados moradores da região, turistas e efetuado um inventário da infra-estrutura dos recursos naturais, culturais, históricos, econômicos e sociais do município. Os resultados da pesquisa proporcionaram subsídios ao planejamento do desenvolvimento local sustentável, centrado na criação de uma incubadora social, de prestação de serviços técnicos aos empreendedores da região.

Como segunda contribuição a esta edição temos um artigo internacional em língua espanhola de autoria do argentino Maximiliano Korstange, chamado Ocio, Trabajo y Viaje, que nos fala que de uma perspectiva qualitativa, os sentimentos sobre uma viagem não são inequívocas ou homogêneos, mas, pelo contrário, são um prêmio para a alegria de começar um novo período de descanso, acompanhado por familiares ou entes queridos que nos dão alguma segurança. Enquanto, por outro lado, o sentimento de ansiedade suscitou uma série de efeitos negativos produzidos pela incerteza de não saber o destino ou qualquer outro perigo que poderia cancelar a viagem. Este trabalho visa esclarecer os principais aspectos que tornam uma construção subjetiva de trabalho, lazer e viagens por estudantes universitários em Turismo e Hotelaria na cidade de Buenos Aires, Argentina.

A Percepção dos Trabalhadores do Quarteirão Jorge Amado, Ilhéus-Bahia, em relação ao Patrimônio Arquitetônico do Local, apresentado por Fabíola Mandarine Paes Leme, Gardênia Tereza Jardim, Kátia Cassemiro Rocha, Luciano Alves Dias, Luiza Edmée do Espírito Santo e Natanael Reis Bomfim, traz um estudo da percepção dos moradores de Ilhéus-Bahia, sobre o patrimônio arquitetônico local. Para tal, foi feita uma pesquisa descritiva junto aos trabalhadores do Quarteirão Jorge Amado, onde foram aplicados 40 questionários através da amostragem por exaustão. Em seguida foi feita uma pesquisa bibliográfica para descrever as principais edificações e o registro fotográfico da fachada das mesmas. O resultado destacou o Teatro Municipal de Ilhéus e a Igreja de São Jorge e a como principais atrativos. A partir dessa pesquisa sugere-se a estruturação de novas análises para o desenvolvimento sustentável da localidade, levando em consideração a percepção da comunidade e o cálculo da capacidade de carga do local.

O quarto e ultimo artigo desta edição traz a Análise Preliminar da Internet como Canal de Distribuição de Serviços Turísticos, com a autoria de Rodrigo Parras e José Alberto Carvalho dos Santos Claro, que pretende avaliar o impacto que as novas tecnologias podem ter sobre a estrutura, atividade e organização das agências de viagens. Analisa as relações das agências de viagens com o setor através de seus equipamentos informatizados e das telecomunicações, tanto de aquisição de informação como sua forma de tratá-la e processá-la, partindo da premissa que grande parte do futuro do setor das agências de viagens dependerá destas ferramentas de trabalho. Ainda, neste estudo, procurou-se dar ênfase à incorporação de parâmetros de mudança e à evolução do setor das agências de viagens, as circunstâncias, tendências, estratégias e necessidades de seus provedores, usuários e competidores.

Raquel Diniz Oliveira finalizou esta edição com o ensaio Revitalização Patrimonial, apresentando termo revitalização que nos remete a um conjunto de medidas que visam a criar nova vitalidade, a dar novo grau de eficiência a alguma coisa, em suma, reabilitar. O presente estudo dedica-se a analisar a inter-relação existente entre o processo de revitalização do patrimônio arquitetônico e a evolução urbana, sobretudo a utilização sócio-econômica e turística desse patrimônio, com o objetivo de converter núcleos urbanos em cidade-empresa-cultura, sob forte influência do mercado. Ao final, pretende-se analisar se estas práticas são ou não prejudiciais e, em caso positivo, de que forma.

Artigos Ensaio
Edição No. 04, Out-Nov-Dez 2008

Esta edição fecha um ano de revitalização da Revista, o que nos deixa muito contentes e motivados para a continuada das melhorias para o periódico. O primeiro artigo desta ultima edição de 2008 tem como autor Antonio Carlos Freddo e o título Dolmens da Galícia, com base no livro Los Dólmenes de Galicia, tem por finalidade mostrar, tal como estão hoje em seu lugar, algumas dessas pedras tão antigas, tão belas, tão misteriosas que são os dólmens da Galicia.

Já o segundo artigo, escrito por Jacqueline Tamine, Karen Perota Lopes de Almeida Prado e José Petraglia, traz um assunto polêmico e vanguardista com o título O Processo de Decisão na Escolha de Estabelecimentos de Entretenimento do Consumidor Homossexual Masculino: um estudo exploratório na cidade de São Paulo, afirma que apesar do potencial de compra dos consumidores do mercado GLS, poucas empresas têm o seu negócio direcionado a esse público. Percebeu-se que não está refletida em conhecimento, na área de marketing, a relevância tanto econômica como social dessa parcela da população brasileira, uma vez que se verificou que há escassez de estudos sobre o tema. O objetivo deste artigo é identificar o processo de escolha dos estabelecimentos de entretenimento do consumidor homossexual masculino na cidade de São Paulo. Na fundamentação teórica, foi abordada a teoria do comportamento do consumidor. O crescimento da indústria do entretenimento também contribuiu para o entendimento do setor. Foi realizado um estudo exploratório e qualitativo. O processo analítico foi baseado na análise textual interpretativa e na técnica de templates. Os resultados apontaram as preferências por lazer, o conceito de diversão além da carência de locais com estratégias definidas para esse segmento.

Faz Sentido Estabelecer o TRAF como Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Semi-Árido Baiano? Esta questão intitula o artigo escrito por Célio Andrade, Carlos Milani e Uliana Esteves, que é resultante de pesquisa sobre significados e riscos do Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF) enquanto estratégia de desenvolvimento territorial na região sisaleira da Bahia. Partindo da descrição do contexto local e explicitando o conteúdo das estratégias governamentais do TRAF nos territórios brasileiros, o artigo analisa questões relativas às tensões entre o fomento do turismo e a promoção do desenvolvimento territorial. Conclui-se argumentando em favor da definição de estratégias de TRAF, próximas da concepção de um turismo pedagógico, cuja motivação seria o aprendizado, a educação e o conhecimento dos visitantes sobre a realidade do pequeno produtor rural brasileiro.

Como ensaio, esta edição traz o texto Palácio da Bolsa Oficial de Café de Santos/Museu do Café: valorização do patrimônio cultural e a significação histórica, escrita por Marjorie Medeiros, no qual atesta que nos últimos anos o setor turístico brasileiro tem incrementado o turismo de lazer cultural que compreende as atividades relacionadas à vivência do conjunto de elementos do patrimônio histórico, cultural a momentos de lazer, como exemplo, na cidade de Santos temos o Museu do Café, no Centro Histórico, equipamento que valoriza e promove a história econômica do café na cidade e ao mesmo tempo um passeio agradável que termina com um delicioso cafezinho.

E finalizamos a edição com a última página de autoria de Élcio Rogério Secomandi, cujo título Salve, símbolo augusto da paz! nos remete ao respeito contido em nossos símbolos nacionais, principalmente, a Bandeira Nacional, um dos patrimônios da Pátria.

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