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Porque a metodologia científica é importante nos cursos de pós-graduação
Sarah Chucid Da Via1
 
O início do século XXI está se apresentando com mudanças de paradigmas em diversos níveis da sociedade. A globalização e as novas tecnologias, - um processo que começou há muitos séculos - mudaram as relações dos indivíduos entre si e com as empresas. As novas tecnologias se, por um lado trouxeram desenvolvimento e criatividade, também trouxeram muito desemprego no mundo todo e em particular no Brasil.
Encontramos centenas de pessoas que buscam um emprego formal, tentando sair da grande exclusão que está ocorrendo, e, no entanto, às vezes quando as vagas aparecem, as pessoas não tem qualificação para elas.

Ao mesmo tempo, os indivíduos mais qualificados que estão posicionados dentro do sistema também sentem a insegurança rondando seus postos. Toda esta situação levou as Instituições de Ensino Superior a apostar em cursos de pós graduação, latu sensu, strictu sensu e, para contribuir na reciclagem necessária dos indivíduos e das organizações, em face das mudanças ocorridas e que continuam a ocorrer em todos os setores da sociedade.

A ampliação dos cursos de pós- graduação na área das ciências humanas requer das Instituições e dos educadores um esforço cooperativo para auxiliar nos processos de decisão e integração mais adequados, para o desenvolvimento educacional nesta área de conhecimento.

As tendências da pós-graduação em nosso país passam por aprofundamentos de estudos sobre questões como a interdisciplinaridade, enquanto exigência imposta por novos objetos de pesquisa, a regionalização, que espelha certa tensão entre o local e o geral na produção da ciência, valorizando a criatividade em detrimento de políticas uniformizantes; processo de globalização que envolve o sistema educacional e, finalmente as novas demandas de profissionais que necessitam da pós-graduação e ou da especialização para se posicionar no mercado.

A construção de conhecimento novo pela ciência, entendida como processo de saber, só pode se dar mediante uma atividade de pesquisa, que além instrumental epistemológico preciso e rigoroso, exigem capacidade de domínio e de manipulação de um conjunto de métodos e técnicas específicas às várias ciências.

E é nessa linha de raciocínio que entra a obrigatoriedade da disciplina Metodologia Científica nos cursos de pós -graduação. Ela é muito importante, eis que fundamenta todos os métodos, meios, técnicas e recursos utilizados para explicar o desenvolvimento da teoria científica e o avanço da tecnologia, permitindo e capacitando os alunos a exercerem sua criatividade na inovação e a aplicação de novos conhecimentos na prática de comportamentos e posturas profissionais em empresas, corporações e órgãos públicos, como também em universidades e outras instituições nacionais e estrangeiras.

Com o domínio dos conhecimentos da Metodologia Científica, os discentes terão competência para montar seus trabalhos acadêmicos, seus projetos e monografias.

Com isto, estarão mais preparados para competir no mercado de trabalho e, seus sucessos se refletirão nas Instituições do ensino superior que apostou neste projeto.
 
1Titular da área de Comunicação da ECA/USP. Professora de Teoria e Pesquisa de Opinião Pública, foi também vice -diretora da ECA/USP. Professora de pós-graduação da Unibero.