Antropologia
  Assuntos gerais
  Biografias
  Comunicação
  Direito
  Ecologia
  Economia
  Educação
  Engenharia
  Física
  Gestão de negócios
  História
  Jornalismo
  Literatura
  Matemática
  Medicina
  Música
  Patrimônio histórico
  Pensamentos
  Psicologia
  Saúde
  Serviço social
  Sociologia
  Urbanismo
 
 
 
Associada à
IMIGRAÇÃO BRASILEIRA EM PORTUGAL: IDENTIDADE E PERSPECTIVAS
   
Relação entre portugueses e brasileiros é tema de livro


O brasileiro que pretende viver e trabalhar em Portugal vai descobrir logo que a tarefa será difícil. Dispostos a enfrentar as agruras do trabalho ilegal em terra estrangeira, os brasileiros enfrentam condições deploráveis de sobrevivência e, muitas vezes, correm o risco e a vergonha da deportação por falta de documentos necessários para permanecer em outro país, mesmo este sendo Portugal, o lendário país irmão da mesma língua.

A realidade dessa relação entre os portugueses e brasileiros inseridos na comunidade européia é o tema de Imigração Brasileira em Portugal: Identidade e Perspectivas, novo lançamento da Editora Universitária Leopoldianum da Universidade Católica de Santos, UniSantos. De autoria da professora doutora Benalva da Silva Vitório, a obra é resultado da tese de pós-doutorado apresentada pela autora no Instituto de Estudos Jornalísticos da Universidade de Coimbra, em Portugal.

O livro visa descobrir a identidade brasileira em Portugal e traçar perspectivas para a aproximação entre estes dois povos com base na análise de discursos de brasileiros em Portugal e da mídia portuguesa sobre os imigrantes brasileiros. Durante seis meses, a autora pesquisou e entrevistou brasileiros em Portugal concluindo que a identidade dos imigrantes no país está relacionada ao contexto de perdas do poder aquisitivo, de oportunidades e da própria dignidade humana.

Segundo a autora da obra, os brasileiros emigram para Portugal com a esperança de melhorar de vida. O padrão europeu atrai os brasileiros desencantados com a situação do país e que acompanham o mundo por meio de imagens permeadas de oportunidades para o consumo fácil, alimentando assim a fantasia de que tudo é possível. “Antes, havia pouco ou mesmo nenhum conhecimento do território vizinho; hoje, acontecimentos de todas as partes do mundo desfilam na tela da televisão e do computador, em tempo real”, afirma Benalva.


Autora: Benalva da Silva Vitório é bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Sociedade Visconde de São Leopoldo, doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP e PhD pela Universidade de Coimbra, Portugal.
 
Título: IMIGRAÇÃO BRASILEIRA EM PORTUGAL: IDENTIDADE E PERSPECTIVAS
Autor: Benalva da Silva Vitorio
Número de páginas: 104 páginas
Formato: 16 X 23 cm
ISBN 978856036007-9
 
Por: R$ 25.00
COMPRE JÁ!
 
 
 
UNISANTOS - ©1997-2019 - Todos os direitos reservados.