Antropologia
  Assuntos gerais
  Biografias
  Comunicação
  Direito
  Ecologia
  Economia
  Educação
  Engenharia
  Física
  Gestão de negócios
  História
  Jornalismo
  Literatura
  Matemática
  Medicina
  Música
  Patrimônio histórico
  Pensamentos
  Psicologia
  Saúde
  Serviço social
  Sociologia
  Urbanismo
 
 
 
Associada à
OUVIR E CONTAR HISTÓRIA: MEMÓRIAS DA ESCOLA PUBLICA PAULISTA (1930-1950)
   
A outra face da escola pública paulista

Numa narrativa dinâmica, livro conta a história da vida na escola. Por meio da memória e da experiência, professores comentam o atuar profissionalmente no ensino público paulista

Com o avanço tecnológico, a realidade entre educação e cultura sofreram impactos que resultaram na ruptura sociocultural. Esse é o ponto de partida de Ouvir e contar história: Memórias da Escola Publica Paulista (1930-1950), de Sonia Aparecida Ignacio Silva, resultado da tese de doutorado defendida pela docente, em 1993, na PUC de São Paulo e que agora chega ao mercado, publicado pela Editora Universitária Leopoldianum, da Universidade Católica de Santos.

“Quem quer viver faz mágica...”, já diz João Guimarães Rosa, em “Tutaméia”. Esta é a frase abre-alas da obra que trata e retrata a história da vida na escola e ressalta a voz dos estudantes que um dia se tornam educadores. Com dinamismo, Sonia relata as experiências de vários professores. É na aparente fragmentação da história, desfaz o 'jogo de vozes" e faz com que o leitor tenha um reencontro com as personagens das histórias.

A doutora em Letras, Irene Jeanete Lemos Gilberto, da UniSantos apresenta o livro como um instrumento importante para mostrar o desenvolvimento cultural e educacional: ”Ao sublinhar a importância das experiências educativas no desenvolvimento cultural dos sujeitos e da sociedade, o livro de Sonia Ignacio aponta para um novo cenário, no sentido de estimular a reflexão teórica sobre questões relacionadas à educação escolar e cultura e ao exame interpretativo dos relatos produzidos e, posteriormente, selecionados e combinados harmonicamente”.

Um detalhe é a fotografia de capa obtida junto à Fundação Arquivo e Memória de Santos, que retrata o Escolástica Rosa na primeira década do século XX.

Autora: É mestre e doutora em Educação pela PUC-SP, professora, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, da Universidade Católica de Santos. Sonia Ignacio é autora dos livros: Valores em Educação: o problema da compreensão e da operacionalização dos valores na prática pedagógica, Filosofia Moderna – Uma Introdução e co-autora de Ideários e imagens da Educação Escolar.
 
Título: OUVIR E CONTAR HISTÓRIA: MEMÓRIAS DA ESCOLA PUBLICA PAULISTA (1930-1950)
Autor: Sonia Aparecida Ignacio Silva
Número de páginas: 224 páginas
Formato: 14 X 21 cm
ISBN 85-86434-23-X
 
Por: R$ 20.00
COMPRE JÁ!
 
 
 
UNISANTOS - ©1997-2019 - Todos os direitos reservados.