Área de Concentração

ARQUITETURA E CIDADE

A área de concentração Arquitetura e Cidade propõe a leitura problematizada da Cidade e Região, da Arquitetura e do Patrimônio Histórico Ambiental, para compreender, projetar e intervir no espaço por meio de práticas inovadoras de projeto e planejamento urbano-regional sustentáveis do Habitat.

Trata da gestão pública, ou privada, na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase no setor produtivo do espaço para atender problemas e práticas de forma inovadora.

Implica levantamentos, inventários, estudos e pesquisas aplicadas para elaboração de propostas e projetos voltados à complexa realidade das questões urbanas e regionais, arquitetônicas contemporâneas, nas suas diferentes escalas, dimensões e qualificações de intervenção.

Implica revisão e transformação das práticas profissionais do discente e a criação de novos projetos, intervenções e produtos para o setor.

Linha de Pesquisa

PATRIMÔNIO HISTÓRICO AMBIENTAL URBANO

Estuda questões voltadas à construção de instrumentos operacionais dos processos integrados de salvaguarda, conservação, restauro e intervenção, com vistas ao desenvolvimento de projetos urbanísticos e arquitetônicos relacionados à preservação e reabilitação do patrimônio histórico e ambiental. Cabe ao patrimônio histórico, cultural e ambiental os papéis de representação do discurso relativo às dimensões culturais da cidade além de servir como referência na manutenção, construção e reconhecimento de identidades, sejam elas coletivas ou pessoais, utilizando o passado como base para projetos futuros.

Linha de Pesquisa

PROJETO E PLANEJAMENTO URBANO TERRITORIAL

Analisa os impactos e modificações do processo de urbanização sobre a paisagem natural na (inter)relação entre Sociedade e Natureza, no âmbito do processo de planejamento da paisagem urbana. Aborda a produção de redes de equipamentos públicos e comunitários, bem como de sofisticados sistemas de infraestrutura urbana que definem a capacidade de suporte do adensamento no espaço urbano e orientam vetores de crescimento e expansão da cidade e região, em especial trata-se dos sistemas de mobilidade, saneamento ambiental e outras redes de infraestrutura, em face da questão central da localização, acessibilidade, tecnologia construtiva e modelo de uso e ocupação do solo. Estuda e propõe os conhecimentos teóricos e práticos na área do Urbanismo como ciência e técnica de interpretação, planificação e gestão do espaço urbano-regional, políticas públicas de desenvolvimento urbano e regional à luz da aplicação das legislações urbanística e ambiental vigentes. Aborda questões relacionadas à produção da cidade (legal e ilegal), como a segregação socioespacial, o papel do Estado, a ação do mercado imobiliário e os impactos das cadeias produtivas na construção das cidades e sustentabilidade das edificações.