Leia mais
Arqueologia: Fundai e Procuradoria Federal buscam manter Sambaqui do Rincão
Santa Cruz do Sul/RS: Gestão de patrimônio cultural
DVD duplo de "Terra em Transe" é lançado no Rio
Portugal: Património da Humanidade há sete anos. Figuras rupestres comemoram aniversário
Restauração dos bondes começa na 2ª (26/setembro)
Painel
Painel

 
Santos/SP: Alegra Centro ajuda resgatar a História
Prefeitura Municipal de Santos
setembro/2006
 
Mais do que impulsionar o crescimento socioeconômico da região central, o projeto Alegra Centro, da Prefeitura de Santos, vem contribuindo para resgatar traços arquitetônicos da Cidade. Uma calçada do século XIX foi encontrada durante a reforma de um imóvel, na esquina das ruas Riachuelo e Tuiuti, pela equipe de restauração do prédio.

De acordo com o historiador Arnaldo Ferreira Marques, do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), em fotografias de 1865 não aparecem calçadas junto aos edifícios, naquela rua. Porém, fotos de 1910 já mostram um passeio calçado de ladrilho de cimento quadriculado, que representa a primeira fase de criação de passeios da Cidade. “A calçada encontrada pela equipe é parecida com a das fotos e é provável que seja feita de pedras de granito de morros santistas”, explica.

O proprietário da edificação, Sérgio Alberto de Oliveira e Silva, quer restaurá-la, para depois pensar no que investir. “Sempre gostei dessa parte antiga da Cidade. Tenho um comércio na Praça Mauá, a Copiadora Mauá, há quase 30 anos e sei da importância em fazer algo para revigorar o bairro. Este edifício acabou chamando a minha atenção e a equipe do Alegra Centro se dispôs a ajudar no que fosse necessário”, enfatiza.

A reforma do imóvel começou há cerca de dois anos, sob a orientação do Condepasa. Agora só falta o acabamento, que deve ficar pronto em seis meses.

HISTÓRIA
Apesar de estar grafado no topo do prédio o ano de 1906, a construção é anterior à data, já que o edifício era usado anteriormente para outras finalidades, inclusive pela Inspetoria da Imigração do Porto de Santos. Lá eram feitos exames dos imigrantes para conseguir visto de trabalho na Cidade. Muitos japoneses, portugueses, espanhóis, italianos e pessoas de outras nacionalidades passaram pelo local.

ARQUITETURA
O prédio é de alvenaria de pedra. No vão das portas de madeira encontram-se blocos sobrepostos em formato de arco. As paredes foram estruturadas com caibro e óleo de baleia. Sua arquitetura é eclética, pois reúne desde o estilo clássico até o romântico.

O PROJETO
Instituído pela lei complementar nº 470/2003, o Alegra Centro é formado por uma série de ações voltadas ao crescimento econômico e social do Centro Histórico, repercutindo em toda a Cidade. O projeto apóia a instalação de empreendimentos em imóveis históricos voltados ao comércio, prestação de serviços, entretenimento e turismo. Empresários recebem incentivos fiscais com a restauração dessas edificações.

FONTE: