A Prefeitura lança na quinta-feira (14) o projeto de restauração e ampliação do Teatro Guarany, inaugurado em 1882 e considerado um dos mais importantes patrimônios da cultura santista. A solenidade será realizada às 19h30, na área do próprio teatro.
O projeto contará com patrocínio da iniciativa privada, com recursos captados por meio da Lei Rouanet. O investimento total previsto é de R$ 6.743.644,73. Após sua completa recuperação, o Guarany vai abrigar uma escola pública de artes cênicas e será mais um instrumento a impulsionar o Programa Alegra Centro.
Para a execução da primeira etapa do projeto, a Prefeitura e a Organização de Desenvolvimento Cultural e Preservação Ambiental (Ama-Brasil), vão contar com o patrocínio das empresas Telefônica, Petrobras, Usiminas, Cosipa, Bunge e MRS Logística. Como co-patrocinadores estão Coopersucar e Terminal de Granéis do Guarujá (TGG).
O investimento total nessa fase inicial será R$ 2 milhões 860 mil, para a realização de serviços como preparação do terreno, com limpeza dos escombros e remoção de entulho e vegetação; instalação do canteiro de obras, além da elaboração do projeto de restauro. Os trabalhos seguintes vão abranger a recomposição da estrutura e consolidação do imóvel.
O PROJETO
Desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Seplan), o projeto de restauro do Guarany prevê o uso de terreno ao lado do teatro; construção de mais um andar na lateral; recuperação da fachada e reconstrução dos camarotes e dos dois pisos do antigo imóvel. Haverá, ainda, platéia com 280 lugares, café, camarins, ateliê, setor administrativo, salas para aula, laboratório de cenografias e área de circulação, com acessibilidade para portadores de deficiências.
FONTE:
Prefeitura Municipal de Santos