Leia mais
Engenho dos Erasmos: USP prepara uma base de pesquisa
Posto de Informações Turísticas orientam cerca de 5 mil visitantes por mês em São Vicente
São Cristóvão/SE: Os passos da Paixão em São Cristóvão
Cuiabá/MT: Patrimônio Histórico de Mato Grosso passa por revitalização
Santo André/SP: Começa a reforma do Teatro Municipal de Santo André
Painel
Painel

 
Santa Cruz/RS: Trinta anos de história
Gazeta do Sul
março/2006
 
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) adquiriu cinco volumes em DVD de filmagens feitas em Santa Cruz entre 1952 e 1982. Os documentários regionais foram narrados e musicados pelo santa-cruzense Odécio Hasstenteufel, 80 anos, e farão parte do acervo preservado no futuro arquivo histórico do município.

Enquanto isso ainda não acontece, o material – quatro horas de imagens – estará à disposição das escolas na Biblioteca Pública Elisa Gil Borowsky. Dentre os fatos registrados em preto e branco estão o centenário de Rio Pardinho, em 1952; passagens das três edições da Festa Nacional do Fumo (Fenaf), nos anos de 1966, 1972 e 1978; festividades interioranas e outros eventos.

As cenas foram captadas com equipamento 16 mm, Bailard Bolex, e para exibição eram utilizados projetores Beel Hoover, Kodak E. e I.E.C., ainda propriedade de Odécio Hasstenteufel. Orgulhoso, o fotógrafo e cinegrafista mais antigo de Santa Cruz ainda vivo lembra com saudades da época em que realizava projeções nos salões de baile pelo interior. "Não havia outra coisa, o cinema era a grande diversão daqueles tempos", conta.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Nasário Bohnen, a compra do material vem ao encontro do trabalho de preservação que a secretaria está realizando e que começou com o restauro da Estação Férrea, com as pesquisas genealógicas nos cemitérios e com a montagem do arquivo histórico. "O que temos em mãos é valioso. É um belíssimo trabalho de preservação histórica e, como poder público, temos a obrigação de zelar para que a comunidade tenha acesso a isso."

FONTE: