Leia mais
Forte de Santa Maria ganha nova pintura
Riio Grande/RS: Assinado contrato para projeto de revitalização
São João del-Rei/MG: eleita Capital Brasileira da Cultura 2007
Taubaté/SP: Capela do Pilar pode desabar
Bela Vista/MS: Igreja São Patrício recebe restauração em Bela Vista
Painel
Painel

 
O poeta Ferreira Gullar é o convidado de Pensamentos Instigantes do CCBB
Daniela Alves. Texto Intermídia – Assessoria de Imprensa
outubro/2005
 
No dia 09 de novembro, às 19h30, dando continuidade ao programa Pensamentos Instigantes - Filosofia e Arte, do Centro Cultural Banco do Brasil, o poeta Ferreira Gullar e o autor, professor da USP e filósofo Marco Aurélio Werle discutem o tema Goethe e a Poesia. A mediação do encontro é do curador do programa, o psicólogo e arteterapeuta Claudio Augusto da Rocha Bergamo.

Gênio comparável a Shakespeare, Dante e Homero, Johann Wofgang von Goethe foi o maior poeta da língua alemã de todos os tempos. Sua obra compreende, além das inúmeras peças dramáticas, como o célebre Fausto, romances, contos, poesia, cartas, descrições de viagens, estudos de ciências humanas e naturais. No encontro do dia 09, Marco Aurélio Werle vai discutir com o público as características determinantes da lírica de Goethe e sua importância para literatura mundial. Já Ferreira Gullar vai falar sobre a influência que Goethe exerceu sobre seu pensamento e sua a obra.

Marco Aurélio Werle é professor do Departamento de Filosofia da USP, tradutor de Cursos de Estética, de Hegel, e de Escritos sobre a Arte, de Goethe. É autor de A Poesia na Estética de Hegel (Humanitas, 2005) e de Poesia e Pensamento em Hölderlin e Heidegger (Edunesp, 2005).

Ferreira Gullar estreou na poesia em 1949 com o livro Um Pouco Acima do Chão. Sua obra poética, de 1950 a 1980, está reunida no volume Toda Poesia, publicado em 1980, mesmo ano em que veio à luz seu livro Na Vertigem do Dia. Considerado um dos maiores poetas brasileiros da atualidade, Gullar sabe unir em sua obra os temas de cunho sociológico a um rigoroso projeto estético e formal

O Programa
Pensamentos Instigantes enfoca, mensalmente, um filósofo ou um sistema de idéias - de Shiva e Epicuro, passando por Schelling, Schopenhauer e Nietzsche, até Sartre e Jung. Cada palestra é apresentada por um pensador e comentada por um artista, que em seu trabalho tenha sido influenciado, direta ou indiretamente, pelo autor em questão.

Desde março, já foram discutidos os temas: Shiva e a Dança, com a presença da Bailarina Ana Botafogo; Schopenhauer e as Artes Plásticas, que teve participação de Nuno Ramos; Willian James e o Cinema, com Carlos Reichenbach; Jung e o Teatro, com a atriz Berta Zemel; Nietzsche e a Música, com o maestro Julio Medaglia; Epicuro e o Teatro, com Celso Frateschi; Sartre e o Teatro, com José Possi Neto. No dia 07 de dezembro será realizado o último encontro de Pensamentos Instigantes, que vai reunir a filósofa Conceição Neves Gmeiner e o poeta Mario Chamie.

O encontro Goethe e a Poesia acontece na sala de cinema, com entrada gratuita, sendo que as senhas para o evento devem ser retiradas na bilheteria do CCBB-SP, a partir das 19h. O CCBB fica na Rua Álvares Penteado, 112 (Centro, São Paulo, próximo às estações Sé e São Bento do Metrô, tels.: 11 3113-3651 / 3113-3652).

PARA ROTEIRO
Programa: Pensamentos Instigantes – Filosofia e Arte
Patrocínio e Realização: Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo
Curador: Cláudio Augusto da Rocha Bergamo (clique aqui para obter o currículo)
Agradecimento: Hotel Intercontinental, Restaurante Walter Mancini, Café Floresta e Di Cunto.

Palestra: Goethe e a Poesia
Palestrante: Marco Aurélio Werle
Artista Convidado: Ferreira Gullar

Data: 09/11/05
Horário: 19h30
Local: Sala de cinema
Capacidade: 74 lugares
Duração: 120 min.
Recomendação: 12 anos

Entrada gratuita mediante retirada de senha, distribuída meia hora antes do início do evento

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
(próximo às estações Sé e São Bento do Metrô)
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
bb.com.br/cultura