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Estrada Real: Fiemg e BID investem na Estrada Real
Mauricio Campos Wanderley Reis
fevereiro/2006
 
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) investirão US$ 3,4 milhões em programas de fortalecimento das redes de turismo locais de três regiões da Estrada Real. Os programas, que serão implantados em Ouro Preto, São João del Rei e Santa Bárbara e nos municípios e distritos de seu entorno, prevêem a criação de pequenas e micro empresas voltadas ao atendimento aos turistas, como hotéis, pousadas, restaurantes, postos de gasolina; e a capacitação dos empreendimentos já instalados nestas localidades.

“A finalidade do programa é trabalhar as lideranças locais”, explicou o diretor-geral do Instituto Estrada Real, Eberhard Hans Aichinger, destacando que o programa tem por objetivo aumentar a capacidade de atração de turistas e receitas, via o aumento da competitividade das empresas já existentes e a criação de novos empreendimentos. Ainda em processo inicial de implantação, o programa ainda não definiu quais serão os distritos e municípios do entorno das cidades-pólo que serão beneficiados com os investimentos.

Segundo Eberhard Hans Aichinger, um especialista internacional em turismo e a empresa responsável pela elaboração do programa já foram contratados e deverão apresentar, em março, anteprojetos às lideranças empresariais de Ouro Preto, São João del Rei e Santa Bárbara. Na sua avaliação, em quatro anos, as três regiões escolhidas serão pólos de excelência em turismo.

O programa de desenvolvimento da Estrada Real, via turismo, foi criado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais, em outubro de 1999, com o objetivo de induzir e fomentar o produto turístico Estrada Real. Abrangendo 177 municípios em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e construído em parceria com instituições e entidades públicas e privadas, o programa, gerenciado pelo Instituto Estrada Real, é hoje o maior projeto turístico em desenvolvimento no País.


Otimismo

A implantação do programa de capacitação de micro e pequenas empresas encontrará clima favorável entre os empreendedores da Estrada Real. A quase totalidade dos empresários do setor de hospedagem da Estrada Real espera uma performance positiva de seus negócios nos próximos meses. A última Pesquisa Mensal de Tendências da Economia Brasileira e do Setor Hoteleiro da Estrada Real, realizada pelo Instituto Estrada Real entre 1º e 17 de dezembro de 2005, revelou que 81,25% dos empresários esperam uma excelente, boa ou razoável performance do setor.

A pesquisa revelou que 18,75% dos empresários esperam uma excelente performance do setor, contra 50% que prevêem um bom resultado e 12,50% um resultado razoável. O total de pessimistas também cresceu. Apenas 18,75% dos entrevistados se mostraram pessimistas, prevendo um desempenho ruim para sua empresa.