Leia mais
Santos/SP Tour: um passeio para todas as idades
Santos/SP: Museu da Imagem e do Som: passeio pela memória santista
Polícia investiga se obras de arte roubadas estão em SP
Limeira/SP: Anunciada revitalização da “baixada”
Recife/PE assina acordos com ministério do turismo
Painel
Painel

 
Santos/SP: Roteiro oferece visita a pontos históricos da Zona Noroeste
Prefeitura Municipal de Santos
maio/2006
 
O Engenho São Jorge dos Erasmos e as instalações do antigo Matadouro, área ocupada hoje pelo Sesi de Santos, são as atrações do roteiro desenvolvido no projeto Historiando a Zona Noroeste. O passeio, monitorado por guia turístico, é uma oportunidade de conhecer mais sobre pontos que fazem parte da história da região, da Cidade e do Brasil – o Engenho é o mais antigo preservado do país.

O roteiro é realizado geralmente na última quarta-feira de cada mês, em duas saídas (manhã e tarde), com limite de 30 participantes em cada horário. Cerca de 300 pessoas já fizeram o passeio, a maioria alunos e integrantes de entidades da região.

Os moradores da Zona Noroeste eram o público alvo inicial do projeto. Agora, a coordenação do Historiando abre a atividade para toda a Cidade. Podem agendar escolas, sociedades de melhoramentos, clubes de servir e outros grupos. O próximo roteiro está programado para o dia 31. Contatos pelo telefone 3201-8000, na Secretaria de Turismo (Setur), com Sílvia Helena ou Leopoldina.

HISTORIANDO
O projeto Historiando a Zona Noroeste é uma iniciativa integrada pela Prefeitura, por meio de várias unidades de governo e segmentos comunitários da região (clubes de futebol, grupos culturais, sociedades de melhoramentos e associações diversas). O objetivo é promover o resgate da memória e da identidade cultural dos 12 bairros que integram a Zona Noroeste.

O marco inicial do trabalho se deu com a campanha promovida ano passado, que arrecadou, entre moradores e entidades locais, material fotográfico do desenvolvimento da região. Uma exposição foi organizada, com primeira apresentação no lançamento do projeto, em agosto passado, por ocasião do aniversário da Zona Noroeste. A mostra já esteve em eventos e vários pontos da Cidade, e este ano está sendo montada em escolas.

No momento, a coordenação do Historiando prepara o lançamento do concurso a ser realizado entre estudantes da Zona Noroeste, para escolha de logomarca e slogan do projeto.

FONTE: