Leia mais
Rio de Janeiro/RJ: Exposição no Rio mostra mais de 400 anos de História brasileira
Cabaceiras/PB: IHGC tomba atrativos de Cabaceiras
Portugal: Sons do património “realçam” beleza dos monumentos
Campo Grande/MS: Livros sobre cultura serão lançados em Campo Grande
Colômbia: Governo da Colômbia irá reconstruir casa de García Márquez
Painel
Painel

 
Ouro Preto/MG: Centro Cultural e Turístico do Sistema Fiemg inaugurado em Ouro Preto
Mauricio Campos Wanderley Reis. Instituo Estrada Real
abril/2006
 
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Instituto Estrada Real inaugurarão na quinta-feira (20 de abril), às 19 horas, o Centro Cultural e Turístico do Sistema Fiemg, localizado em Ouro Preto. Três anos após um incêndio ter destruído o Hotel Pilão, descaracterizando o conjunto arquitetônico barroso da Praça Tiradentes, em Ouro Preto, o casarão do século XIX teve a sua fachada reconstituída e será entregue à população de Minas Gerais como parte da solenidade de comemoração da Inconfidência Mineira. O presidente da Fiemg, Robson Andrade, e o diretor-geral do Instituto Estrada Real, Eberhard Hans Aichinger, estarão presentes à solenidade.

O prédio, adquirido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais em dezembro de 2004, do empresário Omar Perez, foi transformado em centro cultural e de informações turísticas, com a capacidade de realização de concertos para até 600 pessoas. A restauração da edificação manteve em exposição em seu interior as fundações das três casas coloniais, datadas de 1812 e bases da edificação unificada. O edifício de três andares conta com cafeteria, livraria, galeria para exposições e centro de atendimento ao turista, sob a administração do Instituto Estrada Real.

O processo de reconstrução do casarão buscou a reconstituiu a fachada original, utilizando, sempre que possível, gradis e peças de metal que sobreviveram ao incêndio. No seu interior, foram mantidas em exposição, sem qualquer função de sustentação, vigas de madeira queimadas há três anos. Também foram recolocadas portas e janelas no estilo daquelas destruídas pelo fogo e preservadas as formas do telhado e as fundações. Algumas delas poderão ser vista pelo público no interior da edificação, uma vez que o projeto arquitetônico valorizou a sua composição com as paredes de pedra, estruturas metálicas e vidros.

O desenvolvimento do Programas Estrada Real foi um dos motivos que levaram a Federação das Indústrias do estado de Minas Gerais a adquirir e restaurar o Hotel Pilão, ao custo total de R$ 4,5 milhões. O Programa Estrada Real, lançado oficialmente pelo Governador Aécio Neves em abril de 2003, em solenidade realizada em São João del Rei, é atualmente o maior programa turístico em desenvolvimento no País.

FONTE: Enviado por e-mail