Leia mais
Belém/PA: Projetos de cultura e pesquisa vão receber incentivo do MinC
Uruguai suspende entradas gratuitas em museus
Portugal: Restauro dos 18 painéis de azulejos pode ser pago por Fundação nacional
Uberlândia/MG: Parque do Sabiá completa 24 anos -
São Paulo/SP: Cinemateca, 60, expõe "virtudes e defeitos"
Painel
Painel

 
Turismo cultural fortalecerá integração entre Mato Grosso e Bolívia
O Documento: Assessoria (Várzea Grande)
novembro/2005
 
As cidades que sediam as antigas missões jesuíticas instaladas no século 16 na Bolívia, como San Ignácio de Velasco, San Rafael, San Miguel e Santa Ana serão parte dos atrativos turísticos de um programa que conta com a parceria do Governo de Mato Grosso para estimular as atividades turísticas na região e promover também o conhecimento de parte da história da colonização boliviana.

Como um dos compromissos estabelecidos durante a Expedição Internacional Estradeiro 4, uma viagem de integração promovida pelo Governo e coordenada pela Casa Civil levou estudantes, pesquisadores e servidores públicos a conhecer parte das missões jesuíticas de Chiquitos, que integra 10 municípios bolivianos.

Um dos pontos estabelecidos também na Carta de Cuiabá, com compromissos de integração entre Mato Grosso e Bolívia, será a promoção de um curso de Condutores Regionais, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso com bolivianos e mato-grossenses.

Durante viagem à San Ignácio, quando representou o Governo do Estado no segundo grupo da viagem de Integração, a secretária de Estado de Turismo, Yêda Marli de Assis, definiu junto aos colaboradores das ações, a Universidade Católica Boliviana San Pablo e o Plan Missiones (grupo de trabalho que desenvolve ações de recuperação do patrimônio histórico da região) as propostas de realização do curso.

Com essa iniciativa, o Governo pretende colaborar na fomentação do turismo dirigido integrado entre os dois países fortalecendo o atendimento turístico e colaborando na qualificação profissional.

Participarão do curso de condutores regionais 15 bolivianos e cinco brasileiros, selecionados dentre trabalhadores que já integrem atividades turísticas ou afins. A primeira etapa das atividades será realizada de 12 a 17 de dezembro, em Cuiabá.

O conjunto do patrimônio histórico dos municípios, a ser visitado pelo grupo de brasileiros, interpreta a secretária Yêda Marli, é subsídio para pesquisa acadêmica e referência para fomentar a atividade turística entre Mato Grosso e a Bolívia...

Para ler o artigo na íntegra, clique: