Leia mais
Itália: Roma - Polícia italiana apreende arte roubada em casa de aposentado
Bento Gonçalves/RS: Alunos da rede municipal participam de palestra sobre turismo em Bento Gonçalves
Caruaru/PE: Feira de Caruaru vira Patrimônio Cultural Imaterial
Santa Luzia/PB: Projeto vai preservar cultura dos quilombolas no interior da PB
Taubaté/SP: Filippini pede preservação da Villa Aleixo
Painel
Painel

 
Ouro Branco discute Patrimônio
Carlos Pacelli. Jornal Online Estado Atual
novembro/2005
 
A Associação Amigos da Cultura de Ouro Branco promove, de 20 a 27/11, a 2ª Semana do Patrimônio Cultural. A programação constou de apresentações artísticas, oficinas e palestras, envolvendo toda a comunidade. Na Casa de Tiradentes, foram promovidas exposições dos artistas plásticos Campos de Melo e Paulo Vicente.

Na segunda-feira, dia 21, iniciaram-se as sessões de palestras, no plenário da Câmara Municipal, com a participação do presidente da Associação, padre Luiz Carlos, do agente cultural Edílson, o professor e jornalista Éverlan Stutz, além dos prefeitos padre Rogério Oliveira (Ouro Branco), Ângelo Osvaldo (Ouro Preto) e Júlio Barros (Lafaiete), a professora Selma Melo Miranda, representando a secretária de Estado da Cultura, entre outros. No primeiro dia de palestras, foram apresentados os projetos de restauração da igreja de Passagem de Gagé, de paisagismo da Casa de Tiradentes, de restauração e adaptação do Cine Teatro Dom Orione, bem como sobre os projetos patrocinados pela Gerdau Açominas, a defesa do patrimônio pelo Ministério Público e a atuação do Iepha na proteção dos bens culturais de Minas.

Ao longo da semana, foram abordados os seguintes temas: "Programa de Educação Ambiental da Gerdau Açominas", "Flora da Serra do Ouro Branco, um patrimônio da biosfera", "Educação Patrimonial: conhecer e preservar os nossos bens culturais", "Atuação do Iphan na preservação do patrimônio cultural de Ouro Preto", "Projetos de Educação para a preservação do patrimônio", "A comunicação como instrumento de valorização do patrimônio cultural", "Gestão do Patrimônio Cultural", entre outros. No dia 25, acontece o Encontro de Conselheiros de Cultura da Região do Alto Paraopeba, com o objetivo de discutir diretrizes e metas para o desenvolvimento de ações dos Conselhos Municipais de Cultura...

Para ler o artigo na íntegra, clique: