Leia mais
São Vicente/SP: Relíquias foram levadas para museus de SP
Uberlândia/MG: Parque do Sabiá completa 24 anos -
Polícia investiga se obras de arte roubadas estão em SP
São Paulo/SP: Sem revitalização, 1ª vila operária de SP perde verba européia
Rondonópolis/MT: A construção de uma cidade - Mulheres e homens na história de Rondonópolis
Painel
Painel

 
Brasília/DF: Autora de vitrais da Catedral de Brasília critica má conservação
Correio Web
abril/2006
 
O sentimento de orgulho deu lugar ao de tristeza quando a artista francesa Marianne Peretti pisou na Catedral de Brasília nesta terça-feira. A autora dos vitrais que ornamentam o projeto de Oscar Niemeyer esteve no local nesta manhã e constatou a má conservação das 692 peças. Muitas estão quebradas e descoradas. Outras chegaram a cair. “A falta de manutenção é gritante.

Além de refazer as peças com um material mais resistente, deve-se criar um grupo de fiscalização, limpeza e conservação da Catedral. Aliás, todos os monumentos de Brasília precisam disso”, opina a artista, que atualmente mora em Olinda (PE).

Marianne Peretti está em Brasília para participar de uma reunião com empresários, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a deputada distrital Arlete Sampaio e o pároco da catedral, Monsenhor Marcony Ferreira. Eles vão conversar sobre a revitalização dos vidros, instalados em 1989. A artista conta que há três anos, o embaixador da França no Brasil queixou-se da falta de cuidado com a obra. “Ele me perguntou como eu podia deixar desse jeito. E realmente está perigoso”, afirmou.

Para ler o artigo na íntegra, clique: