Leia mais
Minas Gerais: Iepha abre concurso com 71 vagas
Campo Grande/MS: Arquivo Histórico terá nova sede
Museu turco recebe obras de Picasso
Blumenau/SC: Fundação Cultural e Caixa Econômica assinam contrato para informatização da Biblioteca Fritz Müller
Belém/PA: Obras na Sé não têm data para começar
Painel
Painel

 
Rio de Janeiro/RJ: Museu que teve quadros roubados vai reabrir após carnaval
Alberto Komatsu . Estadão.Com
março/2006
 
A direção do Museu Chácara do Céu, que teve quatro quadros e um livro de pintores mundialmente famosos roubados na sexta-feira, pretende abrir as portas da instituição logo após o Carnaval, na quinta-feira. Mas isso só será possível, conta a diretora da instituição, Vera de Alencar, se o circuito interno de TV não tiver sido danificado durante o assalto.

A verificação do sistema de segurança começou a ser feita ontem. A Polícia Federal (PF) do Rio informa que as investigações "estão adiantadas", com três equipes no caso. Na sexta-feira, quatro homens armados de pistolas e granada renderam cerca de 9 pessoas no museu, entre visitantes, funcionários e seguranças. Eles levaram os quadros A Dança, de Pablo Picasso, Marine, de Claude Monet, Jardim Luxemburgo, de Matisse, Dois Balcões, de Salvador Dalí, e o livro Tioros, com gravuras de Picasso.

Segundo depoimento do segurança Roberto Machado, de 61 anos, à PF, o quadro de Picasso teria sido furado na fuga. Segundo Vera, um dos assaltantes encostou o revólver na cabeça de um segurança e ordenou que ele desligasse o circuito interno de TV. Após a ação, os assaltantes aproveitaram a confusão gerada pela passagem do bloco de carnaval Carmelitas, em Santa Teresa, onde fica o museu, para fugir.

Para ler o artigo na íntegra, clique: