Leia mais
Bauru/SP: Abandonada, Casa da Eny recebe vistoria de Defesa do Patrimônio
Fortaleza/CE: História da cidade para crianças
V Festival de Inverno de Paranapiacaba
Rio de Janeiro/RJ: Igreja tombada é reinaugurada após 45 anos no RJ
Campo Grande/MS: Parceria entre MIS e UFMS promove “Os sons museu"
Painel
Painel

 
Cuiabá/MT: Instituto Memória realiza exposição em homenagem a Cuiabá
Jornal O Documento
abril/2006
 
O Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL) cedeu ao Goiabeiras Shopping cópia do acervo da exposição “Cuiabá: nosso patrimônio”. O shopping abre a mostra hoje (5), na esteira das comemorações pelos 287 anos da capital mato-grossense.

A mostra reúne 44 gravuras do arquiteto Moacyr Freitas - cada uma delas acompanhada por textos do pesquisador Paulo Pitaluga Costa e Silva – que têm por objeto a paisagem urbana dos séculos XVIII e XIX na quase tricentenária “Cidade Verde”.

Na próxima terça-feira (11), às 20h, a exposição também será aberta – em outro arranjo – no saguão principal da Assembléia Legislativa. Antes, no “Auditório Deputado Renê Barbour”, Freitas e Pitaluga serão homenageados – assim como o governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Cultura João Carlos Ferreira – com Moções de Louvor, pelo trabalho de resgate do patrimônio histórico de Mato Grosso. Na ocasião, o artista Edmilson Maciel irá apresentar uma performance contando a história do Estado, de Pascoal Moreira Cabral a Blairo Maggi.

“Nesta sétima edição, trouxemos a exposição com nova roupagem e, pela primeira vez, será levada ao público, simultaneamente em dois lugares”, assinala a secretária Ísis Catarina Martins Brandão, do IMPL. No Goiabeiras Shopping, a mostra fica até dia 16 e, na sede do Poder Legislativo, até dia 20.

ATO POLÍTICO – Além das ilustrações de Freitas e dos textos de Pitaluga, também estarão expostas telas, também pintadas pelo arquiteto e pertencentes ao acervo da Secretaria de Estado de Cultura – retratam os primeiros anos da Província e, as demais, os primeiros anos da República.

Também faz parte da mostra a réplica da Lei nº 19, de 28 de agosto de 1835, que declarou Cuiabá a capital da Província. A lei foi proposta pelo deputado João Poupino Caldas e, após aprovada pela Assembléia Legislativa, sancionada pelo então presidente provincial, Antônio Pedro de Alencastro.

Para ler o artigo na íntegra, clique: