Leia mais
FAMS - Fundação Arquivo e Memória de Santos - preserva história do Cine Indaiá
São Paulo/SP: Após confusão na estréia, "Dinos na Oca" bate recorde
Paraty/RJ: Paraty, uma lição de história
Começa terça em Brasília a 1.ª Conferência Nacional de Cultura
Mirassol/SP: Registros das história de Mirassol se perdem em meio à falta de estrutura do Museu Municipal
Painel
Painel

 
Passo Fundo/RS: Museu e Teatro Municipal receberão pintura nas cores originais
O Nacional
fevereiro/2006
 
Depois de alguns meses de estudo, professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF apresentaram à coordenadora dos museus, Maria Cezária de Britto Ramos, e à secretária da Setur (Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto), Tânia Cogo, o projeto Colorindo o Patrimônio - estudo de cores para edificações do Museu Histórico e Teatro Municipal. O trabalho foi realizado de forma filantrópica pela Universidade de Passo Fundo. A professora Ana Paula Wickert foi a responsável pela coordenação, contando com a colaboração de outra professora do curso, Liliany Schramm, e de acadêmicos.
O convênio filantrópico entre o governo municipal e a UPF foi feito ainda no ano passado com o objetivo de valorizar o patrimônio histórico-cultural da cidade através do resgate das cores originais dos prédios onde estão instalados os museus Histórico Regional e de Artes Visuais Ruth Schneider e o Teatro Municipal Múcio de Castro.

Além do estado das cores, o trabalho diagnosticou alguns problemas que precisam ser solucionados. Quanto à análise do entorno urbano, foi verificado que o ponto de ônibus em frente ao museu interfere na percepção da edificação, diminuindo sua monumentalidade, pois o prédio passa a maior parte do tempo escondido por veículos de transporte público. As fachadas e coberturas precisam de reformas, porque apresentam problemas de umidade, que também já atingem partes internas.

Para ler o artigo na íntegra, clique: