Leia mais
Portugal: Incentivar a pintura dos edifícios
Alicerces da Acrópole estão ameaçados pela chuva
Itália: "Roma, Cidade Aberta", de Rossellini, será restaurado
Salvador/BA: Praça da Sé continua abandonada
Rio de Janeiro/RJ: Palácio Tiradentes ganha nova iluminação
Painel
Painel

 
História em movimento
Juliana Girão. O Povo
abril/2006
 
2006 é o Ano Nacional dos Museus. A proposta do Ministério da Cultura (Minc) é dar maior visibilidade ao setor e valorizar o patrimônio cultural. País de dois mil museus e 20 milhões de visitantes por ano, o Brasil enfrenta uma série de desafios, como a preservação dos acervos e formação de público.

Museus são máquinas simbólicas. É assim que define o historiador Antonio Luiz Macêdo e Silva Filho esse espaço por onde ainda paira uma aura de algo frio, distante, parado. Para ele, os museus "contribuem para alargar o horizonte da percepção e do pensamento: segmentando o objeto da nossa rotina diária, reapresentam-no num ambiente estruturado para a tessitura de relações até então despercebidas". Pois essas tais máquinas simbólicas podem ganhar mais combustível este ano no Brasil. Simbolicamente falando, é claro.

2006 é anunciado pelo Ministério da Cultura (Minc) como o Ano Nacional dos Museus. A abertura oficial das comemorações aconteceu no último dia 17 de março, no Museu Lasar Segall, em São Paulo, sob a batuta do Ministro da Cultura Gilberto Gil. Promovido pelo Departamento de Museus e Centros Culturais (Demu) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan), o evento se realiza em todo o país através de fóruns, seminários, encontros e lançamentos de publicações voltadas para a área museológica na tentativa de dar visibilidade ao tema e de valorizar as instituições de artes. "O ano está culminando com a Política Nacional de Museus lançada em 2003 pelo Ministério da Cultura, que estabeleceu ações na área de museologia", anunciou por telefone de Brasília o diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais (Demu), José do Nascimento Júnior. "Esperamos consolidar essa política, que sob hipotése alguma ela recue", disse.

Um dos destaques da programação é a 4ª edição da Semana Nacional de Museus, entre os dias 15 e 21 de maio, com o tema "Museus e Público Jovem", e o 2° Fórum Nacional de Museus, de 22 a 26 de agosto, em Ouro Preto, Minas Gerais. Durante o Fórum haverá o 1° Encontro dos Museus Iberoamericanos e o 2° Encontro de Estudantes de Museologia. Outra atividade anunciada no pelo Minc é o início dos trabalhos para o Cadastro Nacional de Museus, que pretende mapear e fazer um censo de todos os museus brasileiros.

Para ler o artigo na íntegra, clique: