Leia mais
Fortaleza/CE: Novo folheto sai amanhã
Gavião Peixoto/SP: Escavação arqueológica em Gavião
Campina Grande/PB: Casa de Severino Cabral deve ser tombada
Colômbia: Ilha colombiana de Malpelo é declarada patrimônio da humanidade
Notas Interessantes
Painel
Painel

 
Plano de revitalização da Rua Chile e Montanha
Prefeitura Municipal de Salvador
outubro/2005
 
O secretário municipal do Planejamento, Itamar José Batista, anunciou hoje (dia 3) a participação da Prefeitura nos trabalhos de recuperação do Centro Histórico de Salvador, numa parceria com o governo do Estado. A primeira iniciativa da parceria é a recuperação da Rua Chile e da Ladeira da Montanha, que passariam a ter um novo perfil. O município já vem colaborando na revitalização do Centro Histórico com a recuperação do Plano Inclinado Pilar e vai reformar o Elevador do Taboão.

Itamar Batista informa que os estudos para melhorar a utilização das áreas já estão em andamento no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Rua Chile vai passar por uma recuperação das fachadas de seus prédios, que devem ser transformados em futuras moradias e ter as calçadas alargadas, entre outras mudanças. O projeto está sendo desenvolvido em conjunto com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

A Ladeira da Montanha passará por uma mudança ainda maior em seu perfil. O projeto de revitalização da área prevê a transformação dos imóveis em pousadas, restaurantes, além da criação de belvederes para contemplação da vista da Baía de Todos os Santos. “Queremos fazer da Montanha um local agradável aos turistas e aos moradores da cidade, transformando-a em área de boemia”, explica o secretário. A captação dos recursos para o projeto já está sendo feita junto aos ministérios da Cultura e das Cidades.

Duas reuniões neste sentido foram realizadas em Brasília com representantes dos dois ministérios, da Caixa Econômica Federal, da Sedur e da Seplam. Enquanto isso, a Prefeitura adianta a sua parte, fazendo o levantamento dos imóveis da Ladeira da Montanha, para desenvolver o projeto de reutilização do local, com sugestões de aproveitamento. Os projetos de recuperação das áreas surgiram após a realização de uma oficina feita pela Caixa Econômica Federal, no dia 2 de setembro último.

Obras do Pilar
Ao visitar hoje as obras no Plano Inclinado Pilar, o secretário de Planejamento disse que as obras do equipamento urbano devem ficar prontas em dezembro. As obras sofreram pequeno atraso, segundo Itamar Batista, porque surgiram algumas surpresas no seu desenvolver. Os problemas maiores aconteceram quando os operários foram recuperar a laje do piso superior, na parte baixa do plano, na Rua do Pilar, onde os passageiros pegarão o bonde. A laje estava toda comprometida. “Depois descobriu-se que a laje da parte alta, no Carmo, e outras estruturas também estavam danificadas”, relata o secretário.

Os operários estão trabalhando agora na retirada das estruturas com rachaduras e recompondo as de apoio. As rampas de descida dos bondes também vão ter que passar por uma reconstituição, pois apresentam danos causados por minadouros e tubulações antigas de esgotos, que só foram descobertas com as escavações. O plano vai ganhar um elevador para acesso de pessoas portadoras de deficiência e idosos, já que as escadas de acesso à plataforma de embarque são difíceis para locomoção dessas pessoas. As escadas não podem ser modificadas por exigência do Iphan.

FONTE: Website Oficial da Prefeitura Municipal de Salvador