Leia mais
Curitiba/PR: Maioria das obras raras furtadas em Curitiba era de autores brasileiros
Cubatão/SP: Descoberta inscrição pré-histórica em pedra
Cuiabá/MT: Governo vai recuperar a Ponte de Ferro do Coxipó e Igreja da Guia
Burocracia desestimula investimentos na área central
Portugal: Museu do Sabugal com exposição permanente de arqueologia
Painel
Painel

 
Belém/PA: Cine Olímpia reabre no dia 23 de março
Portal ORM. O Liberal
março/2006
 
Uma nova reunião com o segmento artístico-visual da cidade discutiu, na sede da Fumbel (Fundação Cultural do Município de Belém), nesta sexta-feira (03) a gestão municipal do espaço do Cine Olímpia com o setor cinematográfico de Belém para definir os rumos da sala de cinema. Na reunião foram formados grupos de trabalho que gerenciarão espaço após sua reabertura, no próximo dia 23.

Um dos grupos, formado por Pedro Veriano, presidente da Associação Paraense de Críticos Cinematográficos (APCC), e Mariano Klautau, do Cine Estação, ficou encarregado de montar uma programação de filmes a serem exibidos, mesmo que em caráter experimental e temporário.

A Fumbel, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e sociedade civil discutirão a possibilidade de adaptação do espaço para que este não funcione mais somente como sala de projeção, mas também passe a abrigar outras atividades de cunho artístico e cultural. Um terceiro grupo de trabalho discutirá o modelo do projeto pedagógico a ser implantado no Olímpia, ou seja, se o lugar será usado para consolidação de platéia já existente e a formação de novos grupos expectadores e também será usado efetivamente como espaço para inclusão social. Fazem parte do grupo Beth Almeida, do Ministério da Cultura (Minc), e o produtor cultural Emanuel Freitas.

Para ler o artigo na íntegra, clique: