Leia mais
Rio de Janeiro/RJ: Polícia Rodoviária Federal apreende quadro que teria sido pintado por Di Cavalcanti
Portugal: Debate sobre património científico e tecnológico
Marataízes/ES: Descaso e abandono perto do fim
Abertas inscrições para projetos de modernização dos museus
Museu vai se tornar patrimônio nacional
Painel
Painel

 
São Francisco do Sul/SC: Museu do Mar ajuda a preservar artesanato paratiense
Via Paraty: Cultura
abril/2006
 
O Museu do Mar, o maior museu do Brasil de embarcações brasileiras, situado em São Francisco do Sul, Santa Catarina, disponibilizou uma vaga para um paratiense participar do curso de modelismo e artesanato naval. Em parceria com o programa Monumenta, do Ministério da Cultura, o curso visa valorizar as técnicas de modelismo naval, valorizando o modelo de embarcação local, promover a troca de experiência entre os participantes de toda parte do país, e principalmente, ser mais uma alternativa de renda para a comunidade caiçara.

Paraty possui um modelismo naval muito aprimorado, reproduzindo canoas, traineiras e saveiros em caixeta, uma madeira muito comum nos alagados do município e ideal para esse tipo de artesanato por ser de fácil manipulação. A comunidade do Mamanguá é um exemplo do potencial econômico que a atividade oferece. Criado para ser um brinquedo, hoje representa o que há de melhor e mais original no artesanato caiçara.

O escritório local do IPHAN e o Instituto Náutico Paraty escolheram Marcos Ângelo Marques, 33 anos, restaurador, para representar Paraty nesse programa. Ele receberá transporte, hospedagem, alimentação e uma bolsa de estudos no valor de R$ 370,00 mensais.

Para ler o artigo na íntegra, clique: