Leia mais
Rio de Janeiro/RJ: PF investiga roubo de peças da Catedral Metropolitana
Portugal: Porto - Esperança renasce com a «Porto Vivo»
Três Marias/MG tomba veredas de Guimarães Rosa
Belém/PA: Projeto 'Conheça os Museus da Secult' será lançado em escola estadual no Tapanã
Feira de Santana/BA: Fundação não sabe ainda o que fazer com o casarão restaurado
Painel
Painel

 
Portugal: Algarve - Turismo com menos crescimento e mais qualidade
Observatório do Algarve (Portugal)
dezembro/2005
 
Cavaco Silva propôs quinta- feira a criação de um "compromisso para a qualidade" do Turismo no Algarve, que envolva todos os algarvios, sustentando que é "tempo de parar" no crescimento em quantidade e apostar na requalificação dos equipamentos já existentes.

Falando em Albufeira, durante um jantar que juntou cerca de 1.500 apoiantes, a maior parte deles empresários, o candidato dedicou parte do seu discurso ao sector turístico, que considerou ser responsável pelos diferenciados níveis de desenvolvimento de regiões como o Algarve e a Madeira.

Contudo, observou que é tempo de o Algarve construir um "compromisso geral a favor da qualidade", envolvendo empresários, sindicatos e entidades públicas da região, para diferenciar esta zona turística relativamente aos destinos concorrentes.

"É o tempo de parar um pouco e pensar que agora é o tempo de requalificar os equipamentos turísticos que temos, mais do que acrescentar uma massa que parece cada vez maior de equipamentos turísticos", sublinhou.

Preconizou também a aposta em factores ambientais "que no passado foram descurados", como a requalificação da frente de mar e dos centros históricos e a preservação da paisagem.

"É preciso requalificar a oferta algarvia, mais do que acrescentar muito mais oferta", sintetizou, considerando que se trata da "única forma que o Algarve tem de competir com os muitos outros destinos concorrentes".

Considerou que só assim se pode "defender o nível de vida dos algarvios", pedindo um esforço para consciencializar a população para aqueles desígnios...

Para ler o artigo na íntegra, clique: