Leia mais
China: Muralha da China "esconde" tabuleiro de xadrez de 700 anos
Santos/SP: Condepasa e Seduc realizam 3ª etapa do Projeto Patrimônio da Gente
Chefe maori é novo presidente do Patrimônio Mundial da Unesco
Várzea Grande/MT: Arquivo Público completa 110 anos de preservação da História
Bens roubados inseridos na Interpol
Painel
Painel

 
Portugal: Antiga cadeia não reúne consensos
Pedro Fontes da Costa. Jornal de Notícias
março/2006
 
A demolição da antiga Casa da Câmara e antiga cadeia de Oliveira do Bairro, classificada de interesse municipal, está a gerar polémica. O actual Executivo municipal (PSD) já anunciou que o imóvel vai abaixo para dar seguimento ao alargamento da Estrada Nacional 235, entre o quartel dos bombeiros e a escola secundária, mas o ex-presidente da Câmara, Acílio Gala, diz não concordar e escreveu uma carta aberta ao actual presidente.

Mário João Oliveira, presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, garante que a autarquia não vai reabilitar a antiga cadeia, assim como não tem qualquer interesse na aquisição do imóvel localizado ao lado, uma moradia com escritórios, que seria fundamental para garantir a preservação do imóvel.

O autarca deu ainda a conhecer que os serviços técnicos estão quase trabalhar em exclusivo no levantamento topográfico do troço, com três quilómetros, a ser intervencionado.

Mário João refere, também que o levantamento topográfico que serviu de base ao estudo para a preservação do imóvel, efectuado pelo anterior Executivo, não está correcto "O levantamento dá conta de uma distância de 11 metros entre a cadeia e a casa ao lado, o que é errado, pois a distância não passa de uns seis metros".

Para ler o artigo na íntegra, clique: