Leia mais
Praia, praia, praia
Abandono: Patrimônio desprotegido
Unesco proclama 43 novas obras-primas da humanidade
Seminário debate formato de documentos digitais
Santos/SP: Fams encerra na sexta-feira mostra Educação Patrimonial
Painel
Painel

 
Diversidade Cultural, Globalização e Culturas Locais: dimensões, efeitos e perspectivas
Brant Associados
agosto/2005
 
Um dos assuntos mais discutidos no mundo atualmente, e que será objeto de uma convenção a ser homologada pela UNESCO em outubro próximo, é tema do novo livro de Leonardo Brant (organizador), que tem prefácio do Ministro da Cultura Gilberto Gil.

Considerado pelo autor como o “Protocolo de Quioto da Cultura”, a “Convenção da Unesco sobre a proteção e promoção da Diversidade dos conteúdos culturais e expressões artísticas” consolida em todo mundo a discussão sobre tolerância, respeito e diálogo entre nações.

Este é o segundo passo da Unesco no sentido de criar parâmetros para as trocas culturais. A “Declaração Universal sobre Diversidade Cultural” foi aprovada logo após os acontecimentos de 11 de setembro e tem um papel simbólico muito importante no combate à intolerância e ao processo de hegemonia cultural implementado pelos Estados Unidos desde o pós-guerra.

O livro Diversidade cultural, organizado por Leonardo Brant, traça um panorama sobre a questão no mundo e suas implicações e dimensões no Brasil, resultado de sua atuação como vice-presidente da International Network for Cultural Diversity (), organização presente em mais de 50 países, e presidente do Instituto Diversidade Cultural (). Brant publica uma espécie de guia introdutório ao tema, com textos de 17 dos maiores especialistas nacionais e internacionais.

Com o subtítulo Globalização e culturas locais: dimensões, efeitos e perspectivas, o livro apresenta um enfoque multidimensional do tema. O cenário externo é ponto de partida para discutir os efeitos da globalização sobre as culturas locais, e mais especificamente sobre a cultura brasileira. A necessidade de se desenvolver uma agenda comum entre os povos do mundo para que a troca cultural seja garantida é tratada pela publicação, assim como o direito de preservação de cada língua e de cada manifestação cultural.

Diversidade cultural é o primeiro título da coleção Democracia cultural, que busca estabelecer um novo olhar sobre as questões da cultura, em um momento em que adversidades e conflitos do mundo globalizado trazem a necessidade do aprendizado do verdadeiro sentido das políticas culturais.

Próximos títulos da Coleção Democracia cultural: Democracia audiovisual e Artes sob pressão, que serão publicados pela Escrituras Editora.

Organizador: Leonard Brant nasceu em Belo Horizonte, MG. É presidente da Brant Associados, o ateliê de políticas culturais do Brasil, responsável pela incubação e o desenvolvimento de organizações culturais como Instituto Pensarte, Instituto Vygotskij e o Instituto Diversidade Cultural, esta última presidida pelo próprio Brant. Conferencista internacional, participou do seminário promovido em Paris pelo Groupe d’etude et recherches sur les mondialisations; em Amsterdã, Holanda, pelo De Balie Centre; em Barcelona, pela Interarts; em Nova York, pela Brazil Foundation; em Cleveland (EUA) pelo museu e universidade locais; na Cidade de Cabo (África do Sul), Opatjia (Croácia) e Shangai (China), nas conferências anuais da INCD, além do Fórum Cultural Mundial e da XI Unctad, em São Paulo. Responsável pela criação e coordenação editorial das revistas eletrônicas Cultura e Mercado e Artecidadania.org.br, além da recém lançada Arquitetura Cultural, que sai em versão impressa, Brant é autor dos livros Mercado cultural (Escrituras Editora) e Políticas Culturais vol.1 (org., Ed. Manole).

Autores: Ben Goldsmith, François de Bernard, Garry Niel, Hermano Viana, Israel do Vale, Joost Smiers, Leonardo Brant, Lobão, Michel Nicolau, Nina Obuljen, Priscila Beltrame, Rafael Segovia, Vera Cíntia Álvarez, Yvon Thiec.

Lançamento do livro Diversidade Cultural e Debate sobre políticas culturais no mundo globalizado, com Leonardo Brant, presidente da Brant Associados e organizador da obra.
Dia 30 de agosto, terça-feira, a partir das 19hs
Fnac Paulista - Av. Paulista, 901 - São Paulo
Fone: (11) 2123-2000