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Propostas de Reformulação da Visita Monitorada e Criação de Material de Apoio Trilíngue ao Turista para o Theatro Municipal de São Paulo - VISITA MONITORADA ATUAL
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Propostas de Reformulação da Visita Monitorada e Criação de Material de Apoio Trilíngue ao Turista para o Theatro Municipal de São Paulo - MATERIAL DE APOIO TRILÍNGUE
Mariana Cuencas Santos1
 
Proposta: o material de apoio trilíngue

Pensando especificamente no público de turistas estrangeiros que faz a visita monitorada ao Theatro Municipal – o que é mais prejudicado por sua má estruturação – é feita a proposta de criação de um material em formato de folder, composto de texto e imagens. O modelo impresso encontra-se anexado a este trabalho.

A formatação do material é: papel couche fosco tamanho A4, impressão em preto e branco, texto estruturado em parágrafos na fonte Perpetua de tamanho 12. Ela foi pensada levando em conta os seguintes aspectos:

a. melhor disposição da informação, para sua fácil localização e compreensão;
b. qualidade gráfica do produto;
c. estética, que permite que o folder cumpra seu propósito e possa ser levado pelo turista/visitante como souvenir.

O texto, que contém as informações transmitidas durante a visita, terá versões em português, inglês e espanhol. As duas línguas estrangeiras a serem utilizadas foram escolhidas por serem consideradas línguas “universais” e atingirem um público mais amplo.

1. Português

Introdução: O Theatro Municipal de São Paulo veio para concretizar os sonhos de uma sociedade que ansiava por fazer desta cidade um pólo cultural de referência mundial. Passados quase cem anos de sua inauguração, não é somente um edifício de arquitetura grandiosa que se destaca em meio à praça Ramos de Azevedo, ou uma lembrança de uma belle époque da sociedade paulistana: faz parte do patrimônio histórico-cultural e da memória de São Paulo; representa grande parte dos principais momentos de sua história cultural e continua participando de sua construção. Conhecer o Theatro Municipal e sua história é o primeiro passo para compreender a pluralidade e a representatividade da cultura dos paulistanos.
Museu do Theatro Municipal: Virada do século XIX para o XX: com a ascensão dos grandes produtores de café, os Barões, a cidade de São Paulo enriquecia. A elite paulistana que se formava tinha o desejo de que ela figurasse entre os grandes centros culturais da época: Londres, Paris... e para tanto era necessário que tivesse sua casa de ópera. Após oito anos sendo construído, o Theatro Municipal foi inaugurado em 1911, numa noite em que foi presenciado o primeiro congestionamento desta que viria a ser uma grande metrópole. O projeto, de estilo eclético típico da época, foi do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, responsável por diversos prédios públicos e residências da cidade.
Este espaço, o Museu do Theatro Municipal, é o maior arquivo existente sobre a casa. Para aqueles que desejam explorar a trajetória do Theatro, o Museu conta com inúmeros programas, fotos e artigos de jornal, e está aberto ao público para visitação e pesquisa.

Salão dos Arcos: Durante os primeiros anos do Theatro, o Salão dos Arcos era um depósito e seus túneis, ligados diretamente à praça Ramos de Azevedo e a um antigo hotel de luxo da cidade, eram a passagem direta dos artistas internacionais que vinham se apresentar. Com o passar dos anos, o Salão foi soterrado e seus túneis fechados. Entre o seu “desaparecimento” e a sua redescoberta, ocorreram duas grandes reformas no Theatro: a primeira, em 1951, quando ele foi ampliado para abrigar novos camarins e o órgão, e em 1986, em que foi totalmente restaurado, recuperando suas características e decoração originais. Foi durante a segunda reforma que o Salão dos Arcos foi aberto e recondicionado para tornar-se uma sala de exposições e eventos. O edifício é considerado patrimônio histórico de São Paulo desde 1981, quando completou 70 anos de existência e foi tombado pelo órgão responsável, o CONDEPHAAT.

Salão do Bar: Este Salão foi projetado para ser um bar e salão de chá, que funcionava diariamente até a década de 1950. Atualmente voltou a ter sua função original, servindo bebidas e “comidinhas” nos intervalos dos espetáculos, porém foi durante muitos anos utilizado de forma negligente pelas antigas administrações do Theatro. Antes do processo de tombamento, o Salão sofreu danos irreparáveis no trabalho artístico da decoração, e recentemente foram descobertos afrescos originais debaixo de diversas camadas de tinta. Hoje eles passam pelo processo de restauro, que recupera parte dos afrescos e refaz algumas partes que foram perdidas definitivamente.
É neste Salão que se encontra também um símbolo de um dos maiores eventos que o Theatro abrigou: a Semana de Arte Moderna de 1922. O escultor da obra “A caçadora”, Vítor Brecheret, assim como diversos nomes importantes do cenário artístico brasileiro, reuniram-se para fazer uma revolução cultural no país, enfatizando a importância de que fosse feita no Brasil uma arte inspirada não mais nos padrões europeus, mas sim na “brasilidade”, no que o país tem de genuíno.

Galeria: Daqui do alto, na Galeria, pode-se ver de perto a riqueza da decoração do Theatro: de formas inspiradas na mitologia grega, no barroco renascentista e na art nouveau, os balcões são todos folheados a ouro e adornados com vidro colorido; as pinturas do teto, do artista brasileiro Oscar Pereira da Silva, representam a vida, “A consagração do Herói”; o grande lustre belga, com milhares de cristais, foi trazido por Ramos de Azevedo como uma homenagem ao país em que se formou engenheiro. Foram utilizados na construção do Theatro materiais do mundo todo: espelhos franceses, vitrais alemães, mármores italianos, granitos e madeiras brasileiros, que podem ser vistos em cada canto do edifício.

Salão Nobre: O espaço, sem dúvida o mais luxuoso do edifício, foi projetado para recepções de ilustres e autoridades. Muitas lendas das artes já passaram pelo Theatro: Maria Callas, Caruso, Nijinski, Baryshnikov, Nureyev, Isadora Duncan e até mesmo Vivien Leigh e Ella Fitzgerald, são apenas alguns exemplos. O Municipal foi palco para grandes manifestações artísticas – eruditas e populares, clássicas e contemporâneas – durante os seus mais de noventa anos de atividade, e assim que você, visitante, deixar o hall principal, sentirá também que fez parte dessa trajetória.

2. Inglês

Introduction: São Paulo’s Municipal Theatre came to fulfill the dreams of a society which wanted this city to be a cultural icon of international relevance. Almost a hundred years gone since its opening, it is not only a building of magnificent architecture in the middle of Ramos de Azevedo square, or a simple reminder of the society’s belle époque: it is part of São Paulo’s historic and cultural heritage and its memory; it represents a great part of the city’s history and it still participates of its construction. Knowing the Municipal Theatre is the first step to understand the plurality of the citizens’ culture and what it represents.

Municipal Theatre’s Museum: It is the turn of the 19th century to the 20th: with the rising of the great coffee producers, known as “The Barons”, São Paulo grew wealthier. The city’s elite that was being formed wished that it figured among the greatest cultural centres of the time: London, Paris… and to achieve that it was necessary that São Paulo had its own opera house. After eight years of construction, the Municipal Theatre opened its doors in 1911, on a night that witnessed the first traffic jam of a city that would become a great metropolis. The building’s project, based on an eclectic style typical of the time, was made on the office of Ramos de Azevedo, also responsible for many public buildings and private houses of the city.
This space, the Municipal Theatre’s Museum, is the largest existing archive about the opera house. To those who wish to explore the history of the Theatre, the Museum has countless programmes, pictures and articles, and it is open (for free) to public for visits and research.

The Arches Room: During the first years of the Theatre, the Arches Room used to be a storage and its tunnels, connected to Ramos de Azevedo square and an old luxury hotel of the city, were a direct way for the international artists who performed at the Theatre. As years went by, the Room was buried and the tunnels, closed. Between its “disappearance” and its re-discovery, the Theatre went through two great renovations: the first, in 1951, it was expanded to have new dressing rooms and the main organ, and another in 1986, in which it was completely restored to recover its original characteristics and decoration. It was during the second renovation that the Arches Room was reopened to become an exhibition space. The whole building is considered one of São Paulo’s official historical heritage since 1981, 70 years after its opening.

The Bar Room: This room was projected to be a bar and a tea room, which worked until the end of the 50’s. Nowadays it’s back to its original function, serving drinks and snacks during the intermissions of the concerts, but for many years it was negligently used by old managers of the Theatre. Before becoming part of the city’s heritage, the Bar Room’s art was damaged almost permanently: original frescoes were recently discovered under several layers of paint. Now they are going through a restoration process, to recover part of the frescoes and recreate some parts that were completely lost.
It is in this Room that one can find a symbol of one of the greatest events that ever occurred in the Theatre: the Modern Art Week of 1922. The sculptor Vítor Brecheret, as well as many important names of Brazilian Art scenery, gathered around to start a revolution in Brazil, to emphasize the importance of an art based not in an European “pattern”, but inspired by our “Brasility”, by what is genuine of the country.

The Gallery: High up here, at the Gallery, one can take a close look at the Theatre’s splendid decoration: inspired by the Greek mythology, Renaissance baroque and art nouveau, the balconies are all ornamented with gold and coloured glass; the paintings on the ceiling, made by Brazilian artist Oscar Pereira da Silva, represents Life, “A consagração do Herói” (“Tribute to the Hero”); the magnificent Belgian chandelier, made of thousands of crystal pieces, was brought by Ramos de Azevedo to pay homage to the country where he studied. Materials from all over the world were used in the construction: mirrors from France, stained glasses from Germany, marble from Italy, granite and wood from Brazil, they can be seen in every corner of the building.

The Noble Room: With no doubt the most luxury space in the opera house, the Noble Room is dedicated to social events of celebrities and authorities. Many legends of the Arts have set presence at the Theatre: Maria Callas, Caruso, Nijinski, Baryshnikov, Nureyev, Isadora Duncan and even Vivien Leigh and Ella Fitzgerald, who are just a few examples. For almost a hundred years, Municipal Theatre has been the stage for many artistic expressions – classic and popular, ancient and contemporary – and as soon as you, visitor, leave the Great Hall, you shall also feel like part of this journey.

3. Espanhol

Introducción: El Theatro Municipal de São Paulo se fundó para concretizar los sueños de una sociedad que quería hacer de esta ciudad um polo cultural de referencia mundial. A casi cien años de su inauguración, no es solamente un edificio de arquitectura grandiosa que se destaca en la plaza Ramos de Azevedo, o el recuerdo de una belle époque de la sociedad paulistana: forma parte del patrimonio histórico-cultural y de la memoria de São Paulo; representa, en gran parte, los principales momentos de su historia. Conocer el Theatro es el primer paso para comprender la pluralidad y la representatividad de la cultura de los paulistanos.

Museo del Theatro Municipal: Durante el cambio del siglo XIX al XX, con el ascenso de los grandes productores de café, los “Barones”, la ciudad de São Paulo era muy próspera. La elite paulistana que se estaba formando queria que figurara entre los grandes centros culturales de la época: Londres, Paris... y para ella era necesario que tuviera su casa de ópera. Después de ocho años de construcción, el Thetaro Municipal se inauguró en 1911, una noche en que ocurrió la primera gran concentración de personas y coches de una ciudad que se constituiría como una gran metrópolis. El proyecto, de estilo ecléctico típico de la época, estuvo a cargo del arquitecto Ramos de Azevedo, que fue el responsable de diferentes edificios públicos y residencias de la ciudad.
Este espacio, el Museo del Theatro Municipal, es el mayor acervo que existe sobre la casa. Para aquellos que desean investigar sobre la trayectoria del Theatro, el Museo cuenta con innúmeros programas, fotos y artículos de periódicos, y está abierto al público para que lo visiten.

Salón de los Arcos: Durantes los primeros años del Theatro, al Salón de los Arcos era un depósito, y sus túneles, que daban directamente a la plaza Ramos de Azevedo y a un antiguo hotel de lujo de la ciudad, era el pasaje de los artistas internacionales que venían a presentarse a São Paulo. Con el transcurso de los años, el Salón fue soterrado y sus túneles se cerraron. Entre su desaparición y su redescubrimiento, se realizaron dos grandes reformas en el Theatro: la primera, en 1951, cuando fue ampliado para albergar nuevos camarines y el órgano, y otra en 1986, cuando fue totalmente restaurado, recuperando sus características y su decoración originales. Durante la segunda reforma el Salón de los Arcos fue abierto y recondicionado con la finalidad de convertirlo en una sala de exposiciones y eventos. El edificio es considerado patrimonio histórico de São Paulo desde 1981, cuando completó 70 años de existencia.

Salón del Bar: Este salón fue proyectado para ser un bar y salón de té y así funcionó diariamente hasta la década de 1950. Actualmente recuperó su función original, sirviéndose allí refrescos y comida en los intervalos de los espectáculos, pero fue durante muchos años utilizado de una forma negligente por los antiguos administradores del Theatro. Antes de ser declarado patrimonio de la ciudad, el Salón había sufrido daños irreparables en cuanto al trabajo artístico de la decoración, y recientemente fueron descubiertos frescos originales bajo muchas camadas de tinta. Actualmente están pasando por un proceso de restauración, que recupera parte de los frescos y rehace algunas partes que fueron perdidas definitivamente.
En este Salón se encuentra también un símbolo de uno de los eventos más importantes que fueron realizados en el Theatro: la Semana de Arte Moderna de 1922. El escultor de la obra “A Caçadora” (“La Cazadora”), Vítor Brecheret, así cómo otros nombres importantes del escenario artístico brasileño, se reunieron para hacer una revolución cultural en el país, enfatizando la importancia de que se hiciera una arte ya no inspirada en los padrones europeos, sino en la “brasilidade” (“brasilidad”), en lo que el país tiene de genuino.

Galería: Desde lo alto, en la Galería, se puede ver de cerca la riqueza de la decoración del Theatro: con formas inspiradas en la mitología griega, el barroco renacentista y en la art nouveau, los balcones están todos revestidos en oro y adornados con vidrios coloridos; las pinturas del techo, del artista brasileño Oscar Pereira da Silva, representan la vida, “A consagração do Herói” (“La consagración del Héroe”); el gran lustre belga, con millares de cristales, fue traído pro Ramos de Azevedo como un homenaje al país en el que se formó como ingeniero. Se utilizaron en la construcción del Theatro materiales de todo el mundo: espejos franceses, vitrales alemanes, mármoles italianos, granitos y maderas brasileños, que pueden verse en todo el edificio.

Salón Noble: El espacio, sin duda el más lujoso de la casa, fue proyectado para realizar recepciones a ilustres y autoridades. Muchas leyendas de las Artes ya pasaron por el Theatro: Maria Callas, Caruso, Nijinski, Baryshnikov, Nureyev, Isadora Duncan y hasta mismo Vivien Leigh y Ella Fitzgerald, son apenas algunos ejemplos. El Municipal fue el palco de grandes manifestaciones artísticas – eruditas y populares, clásicas y contemporáneas – durante sus más de noventa años de actividades, y cuando el visitante dejar el hall principal, sentirá también que fuera parte de esta trayectoria.

Para continuar a leitura, .
 
1 Bacharel em turismo pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. mariana.cuencas@yahoo.com.br

2 MINISTÉRIO DO TURISMO. Segmentação do turismo: marcos conceituais. [s. l.]: [s. n.], [entre 2003 e 2006].

3 FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
[19--], p. 409.

4 CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2001, p. 11.

5 ANDRADE, A. L. D. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2006.

6 ANDRADE, A. L. D. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2006.

7 FUNARI, Pedro Paulo; PINSKY, Jaime (Org.). Turismo e patrimônio cultural. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Contexto, 2003, p. 17. (Turismo Contexto).

8 CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2001, p. 90.

9 MENEZES, R. Como nasceu o teatro em São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2006.

10 MENEZES, R. Como nasceu o teatro em São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2006.

11 O surgimento do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) em 1948 é considerado por críticos de arte e historiadores como um divisor de águas do teatro brasileiro, pois estabeleceu um novo conceito de profissionalismo na atividade, diferente e mais moderno do que aquele que vinha sendo feito no teatro dos filodramáticos.

12 MENEZES, R. Como nasceu o teatro em São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 22 ago. 2006.

13 Art nouveau: estilo estético do final do século XIX que teve início na Bélgica, mas que se espalhou por toda a Europa e, posteriormente, no mundo todo. Pode ser visto essencialmente no design e na arquitetura da época, com a exploração de materiais como o ferro e o vidro, e é caracterizado pelas formas orgânicas e rebuscadas e o escapismo para a natureza.

14 SÃO PAULO 450 ANOS. Teatro Municipal (1911). Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2006.

15 BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Teatro Municipal de São Paulo: grandes momentos. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 1993, p. 27.

16 THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO. La Gioconda, de A. Ponchielli. São Paulo: [s.n.], 2006. Programa.

17 DRUMMOND, Siobhan; YEOMAN, Ian (Org.). Questões de qualidade nas atrações de visitação a patrimônio. Tradução de Helio Hintze e Ana Cristina Freitas. São Paulo: Roca, 2004, p. 121-122.

18 DRUMMOND, Siobhan; YEOMAN, Ian (Org.). Questões de qualidade nas atrações de visitação a patrimônio. Tradução de Helio Hintze e Ana Cristina Freitas. São Paulo: Roca, 2004, p. 126.

19 DRUMMOND, Siobhan; YEOMAN, Ian (Org.). Questões de qualidade nas atrações de visitação a patrimônio. Tradução de Helio Hintze e Ana Cristina Freitas. São Paulo: Roca, 2004, p. 130.
 
 
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