Apresentação
Apresentação

Apresentar Patrimônio: lazer & turismo - Revista Eletrônica proporciona-me uma grande satisfação, pois, além de inovar no setor editorial, é mais um veículo para a divulgação dos textos elaborados por professores e alunos do curso “Cidade – História: Meio Ambiente, Lazer e Turismo”, promovido pelo Departamento de História da Universidade Católica de Santos.

A área acadêmica, sendo um espaço de construção do conhecimento, necessita criar núcleos de produção e difusão dos saberes onde o aluno seja o sujeito de seu aprendizado, entre em contato com técnicas de pesquisa, se familiarize com os fundamentos científicos e desenvolva sua capacidade para produzir e difundir o conhecimento.

Daí a proposta de realizar este curso sob a coordenação do Dr. Haroldo Leitão Camargo, que visa a atender as expectativas de nossos alunos, criando novos campos de atuação para o historiador, proporcionando atualização e capacitando-os para o mundo do trabalho em constante mutação; propõem-se também a integrar o conhecimento das Ciências Humanas num processo interdisciplinar, com técnicas e práticas voltadas para o planejamento e gestão do lazer e do turismo.

A sociedade moderna, pelas conquistas sociais e econômicas e pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia, ampliou o tempo livre das pessoas; por outro lado, a complexidade da vida urbana gerou a angústia e “stress” que vêm sempre acompanhados do desejo de libertar-se do cotidiano através do lazer.

Tempo livre e busca de lazer são estímulos ao turismo, um campo relativamente novo para o historiador, onde as expectativas das pessoas estão mudando rapidamente. Perguntas se sucedem, exigem reflexão, soluções adequadas e, para chegar a excelência, é preciso ousar, pesquisar, criar. É um trabalho polêmico, geralmente provoca resistência e o êxito dependerá da competência profissional, da capacidade de perceber de que o mercado necessita e qual melhor forma de atendê-lo.

Criar oportunidades de escolha de lazer e turismo envolve especialistas de diferentes áreas e uma delas é o historiador. Descobrir novos locais reconstituir-lhes a História preservar a cultura existente, e planejar uma política de valorização do patrimônio cultural adequada à realidade e, ao mesmo tempo, de acordo com os recursos e aspirações regionais, eis as tarefas do historiador.

Com relação à Baixada Santista e, especialmente à cidade de Santos, é preciso dar continuidade ao resgate do patrimônio histórico para que a região consolide seus atrativos de lazer e turismo.

A revitalização da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande; do Mosteiro de São Bento e Museu de Arte Sacra; da rua XV de Novembro com destaque para o edifício da Bolsa do Café; da Pinacoteca “Benedicto Calixto”; a restauração do Teatro do Coliseu; dos prédios de propriedade particular como o da Construtora Phoenix; da sede da Universidade Católica de Santos; a instalação da linha do bonde que percorre o Centro Histórico de Santos dão mostra do nosso potencial turístico.

Mas ainda há muito por fazer daí a necessidade de preparar especialistas.

O conhecimento histórico deve contribuir para a elaboração de uma política de lazer e turismo eficiente e o curso “Cidade – História: Meio-Ambiente, Lazer e Turismo” oferece oportunidades de estudo, pesquisa, estimula a produção de textos e abre espaço para publicação.

Patrimônio: lazer & turismo - Revista Eletrônica , com estilo próprio, feita com seriedade por profissionais comprometidos com a qualidade, veio para ficar e fazer História.

Yza Fava de Oliveira1


1 Coordenadora do Curso de História e do Centro de Estudos Folclóricos da Universidade Católica de Santos. Graduada em História e Geografia com Especialização em História do Brasil pela PUC-SP.