COORDENADORA
Profª. Drª. Sandra Lia Rodrigues Franco

CARGA HORÁRIA
426 horas

MODALIDADE
Presencial

LOCAL
Campus Dom Idílio José Soares

OBJETIVOS
• Formar profissionais da Psicologia e das demais áreas da Saúde para atuarem em diferentes ambientes institucionais e clínicos de Saúde, com base no trabalho ético, humanizado e interdisciplinar.
• Compreender as origens da Psicologia em seus diferentes momentos históricos, bem como suas interfaces com as demais áreas da Saúde, visando atender o ser humano de forma integral.
• Aprimorar os conhecimentos dos profissionais da Saúde, no que tange ao trabalho de prevenção e promoção da saúde individual e coletiva.
• Analisar as normas legais e diretrizes político-institucionais que regem o Sistema Único de Saúde, fortalecendo a compreensão sobre o trabalho intersetorial e em rede, na busca pela qualidade de atendimento aos usuários da saúde.
• Compreender a forma como se estabelecem as relações interpessoais no ambiente da Saúde e os mecanismos psíquicos que as sustentam e que interferem no trabalho interdisciplinar.
• Analisar as fases do desenvolvimento humano quanto às questões físicas, fisiológicas e psicológicas de crianças, adolescentes, adultos e da Terceira Idade, e de que forma a vivência destas fases interfere nas relações interpessoais do cotidiano familiar, escolar, social e no mercado de trabalho.
• Ampliar os conhecimentos teórico-práticos do trabalho ético, interdisciplinar e humanizado nas equipes multiprofissionais da Saúde.
• Analisar a Teoria da Comunicação no âmbito da Saúde, tomando-se como ponto de partida suas prerrogativas teóricas e a sua característica facilitadora na mediação profissional-paciente-família e equipe de trabalho.

PÚBLICO-ALVO
Psicólogos, assistentes sociais, acompanhantes terapêuticos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas e outros profissionais com graduação em nível superior que desejem aprimorar o conhecimento nas especificidades das relações interpessoais humanizadas no âmbito da Saúde.

COMPONENTES CURRICULARES DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA
Introdução à Psicologia da Saúde
Interfaces da Psicologia com as demais Ciências
Políticas Públicas e o Trabalho em Rede
Equipes Multiprofissionais e o Trabalho Interdisciplinar
Desenvolvimento Humano e seus Fenômenos Psíquicos
Atuação Multiprofissional na Saúde
Comunicação e Saúde: Interfaces
Comunicação: Instrumento de Acolhimento e Intervenção no Trabalho em Saúde
Trabalho de Conclusão de Curso

COMPONENTES CURRICULARES DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
Métodos e Técnicas de Pesquisa I, II e III

CONTATO
Departamento de Atendimento Integrado
Telefones: (13) 3205-5555 – ramal 1354
E-mail: dat@unisantos.br

Os cursos de Especialização/MBA da Católica de Santos atendem a normativa vigente sobre os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, a Resolução CNE-CES 1/2007, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos e para a Educação Ambiental. Eles foram construídos em consonância com as novas políticas públicas nacionais para os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, que visam estabelecer um padrão superior de qualidade para a formação de especialistas.

BENEFÍCIOS (*)
• Bolsa Ex-aluno para Pós-Graduação Lato Sensu: 25% de desconto para ex-alunos da Católica de Santos (curso concluído).
• Bolsa Empresas Conveniadas: descontos variáveis para funcionários de empresas conveniadas.
• Bolsa Fidelização Familiar: 20% para cada familiar (cônjuges, pais e filhos, e irmãos) de estudantes ativos em cursos de graduação, especialização ou stricto sensu da Católica de Santos, concomitantemente, ou ainda, num desses e na educação básica do Liceu Santista, concomitantemente.
(*) O desconto não incide sobre a matrícula.

Observações
• A Universidade se reserva o direito de alterar o cronograma e o corpo docente.
• Documentação necessária para quem não é aluno da Católica de Santos: cópias do RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, diploma (autenticado) e Curriculum Vitae (resumido).
• A matrícula pode ser feita independentemente da entrega dos documentos, mas só será validada depois que eles forem apresentados.
• A inscrição presencial só poderá ser efetuada pelo interessado no curso, ou por pessoa munida de procuração autenticada em cartório.
• A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento do boleto da 1ª. parcela e entrega da documentação exigida.