COORDENADOR
Prof. Me. Wilney José Fraga

CARGA HORÁRIA
360 horas

MODALIDADE
Presencial

LOCAL
Campus Dom Idílio José Soares

OBJETIVOS
Desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre a gestão pública, para o atendimento dos interesses públicos, por meio da solução de problemas organizacionais que contribuam para a  construção de uma sociedade mais justa.
Especializar os diversos profissionais para enfrentar os desafios inerentes ao exercício da atividade, que envolvam questões estratégicas, técnicas, jurídicas e legais.
Estimular, sensibilizar e instrumentalizar profissionais de diversas áreas para o planejamento das políticas, estratégias e ações desenvolvidas na Administração Pública.
Capacitar o discente para a análise de informações de interesse municipal, com foco nas peculiaridades presentes nos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista e cenário Nacional, preparando-o para a prática gerencial concernente à gestão pública.
Ampliar conhecimentos sobre o exercício da atividade, bem como sobre as exigências a que estão submetidos os gestores públicos, e ainda, como cidadão, proporcionar o desenvolvimento da  capacidade de exercer função fiscalizadora dos atos praticados pelos agentes públicos.
Estudar as novas práticas de gestão pública, aplicando conceitos e instrumentos de gestão orientados a resultados; bem como as políticas que conduzam ao desenvolvimento regional e nacional.
Preparar o futuro gestor para a análise de contratos, licitações e finanças públicas com base nos conceitos do Direito Público.
Apresentar e operar as diversas ferramentas e estratégias para formulação e captação de recursos, que contribuam para a eficiência do serviço público.

PÚBLICO-ALVO
Profissionais graduados em qualquer área que atuam como gestores na administração municipal; funcionários públicos de todas as áreas da administração municipal; políticos ligados à ação municipal; todo e qualquer cidadão que desejar adquirir conhecimentos das práticas de gestão pública no âmbito municipal, no contexto nacional.

COMPONENTES CURRICULARES
Introdução à Gestão Pública
Fundamentos do Direito Público
Marketing e Comunicação em Gestão Pública
E-Government e Gestão da Informação
Economia do Setor Público
Regime Próprio de Previdência e Previdência Complementar
Orçamento e Finanças Públicas
Licitações, Concessões e Contratos
Terceiro Setor e a Gestão Pública
Introdução à Segurança Pública
Análise Socioeconômica e as Políticas Públicas
Desenvolvimento de Programas e Projetos

Os cursos de Especialização/MBA da Universidade Católica de Santos atendem à normativa vigente sobre os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, a Resolução CNE-CES 1, de 6 de abril de 2018, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos e para a Educação Ambiental. Eles foram construídos em consonância com as novas políticas públicas nacionais para os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, que visam estabelecer um padrão superior de qualidade para a formação de especialistas.

BENEFÍCIOS (*)
• Bolsa Ex-aluno para Pós-Graduação Lato Sensu: 25% de desconto para ex-alunos da Católica de Santos (curso de Graduação concluído).
• Bolsa Empresas Conveniadas: descontos variáveis para funcionários de empresas conveniadas. Confira a relação
Bolsa Escolas Conveniadas: descontos variáveis para professores de escolas conveniadas.
• Bolsa Fidelização Familiar: 20% para estudante que possua vínculo de parentesco (cônjuges, pais e filhos, ou irmãos) com formados na Universidade, ou com estudantes com matrícula ativa em cursos de Graduação, Especialização ou Stricto Sensu da UniSantos, concomitantemente; ou ainda, num desses e na educação básica do Liceu Santista, concomitantemente.
(*) Alguns descontos não se aplicam à matrícula.

SETOR DE ATENDIMENTO
Campus Dom Idílio José Soares
Endereço: Av. Conselheiro Nébias, 300 – Vila Mathias, Santos
Telefone: 3205-5555 – ramal 1388
Horários: Segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 16h.

Observações
• A Universidade se reserva o direito de alterar o cronograma e o corpo docente.
• Documentação necessária para quem não é aluno da Católica de Santos: cópias do RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, diploma (autenticado) e Curriculum Vitae (resumido).
• A matrícula pode ser feita independentemente da entrega dos documentos, mas só será validada depois que eles forem apresentados.
• A inscrição presencial só poderá ser efetuada pelo interessado no curso, ou por pessoa munida de procuração autenticada em cartório.
• A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento do boleto da 1ª. parcela e entrega da documentação exigida.