COORDENADORA
Profª. Me. Carla Lanza Belmonte

CARGA HORÁRIA
360 horas

MODALIDADE
Presencial

LOCAL
Campus Dom Idílio José Soares

OBJETIVOS
Possibilitar ao profissional da área da saúde a interação com as principais plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos, para que possa prescrever ou indicar com segurança, de acordo com a regulamentação de cada categoria profissional, o uso racional dos fitoterápicos, articulando os conhecimentos científicos relacionados aos princípios ativos vegetais, indicações de uso, interações medicamentosas, contraindicações, doses e reações adversas.
Promover a compreensão dos principais conceitos teóricos da Fitoterapia, incluindo os aspectos da Farmacobotânica e da Fitoquímica, bem como propiciar conhecimentos que embasam o controle de qualidade de plantas medicinais e fitoterápicos.
Apresentar as ações farmacológicas, efeitos adversos, interações e contraindicações das principais plantas medicinais e fitoterápicos utilizados no tratamento das afecções do Sistema digestório; do Sistema cardiovascular e respiratório; do Sistema Nervoso Central; das doenças metabólicas, tais como dislipidemias e diabetes mellitus; do Sistema Renal e inflamações; da terapia nutricional aplicada ao tratamento de obesidade; da terapia nutricional relacionada à prática de atividade física; das afecções dermatológicas; bem como da aplicação dos fitocosméticos.
Estudar os fundamentos bioquímicos, ações farmacológicas, contraindicações dos principais grupos nutracêuticos, prebióticos e probióticos usados no tratamento nutricional.
Apresentar os principais aspectos farmacológicos que são envolvidos na interação medicamento X nutriente e/ou nutriente X fitoterápico.

PÚBLICO-ALVO
Médicos, Farmacêuticos, Nutricionistas, Enfermeiros, Psicólogos (especialista em acupuntura) e Fisioterapeutas (especialista em acupuntura).

COMPONENTES CURRICULARES
Introdução à Fitoterapia
Farmacobotânica
Fitoquímica e Controle de Qualidade
Semiologia e Bioestatística
Fisiologia e Bioquímica Metabólica
Fitoterapia Clínica I: Fitoterápicos aplicados nas afecções do sistema digestório, respiratório, cardiovascular, renal e geniturinário
Fitoterapia Clínica II: Fitoterápicos aplicados nas doenças metabólicas, nas afecções do Sistema Nervoso Central (SNC) e anti-inflamatórios
Fitoterapia Clínica III: Fitoterápicos utilizados no tratamento da obesidade, das afecções dermatológicas e fitocosméticos; Fitoterápicos relacionados à prática de atividade física
Nutracêuticos, Prebióticos e Probióticos
Fitoterápicos utilizados na Medicina Chinesa e Indiana, Aromaterapia e Florais
Fitoterapia Clínica IV: Fitoterapia na Pediatria, Fitoterápicos que aumentam a resistência, Prescrição Fitoterápica e Fitoterápicos mais prescritos
Nutrigenética e Farmacogenética

Os cursos de Especialização/MBA da Universidade Católica de Santos atendem à normativa vigente sobre os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, a Resolução CNE-CES 1, de 6 de abril de 2018, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos e para a Educação Ambiental. Eles foram construídos em consonância com as novas políticas públicas nacionais para os Cursos de Pós-graduação Lato Sensu, que visam estabelecer um padrão superior de qualidade para a formação de especialistas.

BENEFÍCIOS (*)
• Bolsa Ex-aluno para Pós-Graduação Lato Sensu: 25% de desconto para ex-alunos da Católica de Santos (curso de Graduação concluído).
• Bolsa Empresas Conveniadas: descontos variáveis para funcionários de empresas conveniadas. Confira a relação
Bolsa Escolas Conveniadas: descontos variáveis para professores de escolas conveniadas.
• Bolsa Fidelização Familiar: 20% para estudante que possua vínculo de parentesco (cônjuges, pais e filhos, ou irmãos) com formados na Universidade, ou com estudantes com matrícula ativa em cursos de Graduação, Especialização ou Stricto Sensu da UniSantos, concomitantemente; ou ainda, num desses e na educação básica do Liceu Santista, concomitantemente.
(*) Alguns descontos não se aplicam à matrícula.

SETOR DE ATENDIMENTO
Campus Dom Idílio José Soares
Endereço: Av. Conselheiro Nébias, 300 – Vila Mathias, Santos
Telefone: 3205-5555 – ramal 1388
Horários: Segunda a sexta, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 16h.

Observações
• A Universidade se reserva o direito de alterar o cronograma e o corpo docente.
• Documentação necessária para quem não é aluno da Católica de Santos: cópias do RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, diploma (autenticado) e Curriculum Vitae (resumido).
• A matrícula pode ser feita independentemente da entrega dos documentos, mas só será validada depois que eles forem apresentados.
• A inscrição presencial só poderá ser efetuada pelo interessado no curso, ou por pessoa munida de procuração autenticada em cartório.
• A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento do boleto da 1ª. parcela e entrega da documentação exigida.