Vereadores debatem reprovação dos legislativos da região

Dados da pesquisa do Instituto de Pesquisa A Tribuna – IPAT - apontam para uma reprovação da população aos trabalhos do Poder Legislativo em cinco cidades da região metropolitana da baixada santista (Santos, Cubatão, Guarujá, Praia Grande e São Vicente). Inicialmente, foi discutida a verdadeira função do Poder Legislativo na República, em especial nas câmaras municipais da região.

Na seqüência, temas como “a forma como a população compreende o trabalho das câmaras” foram discutidos. A vereadora Cassandra Marone (PT) afirmou que aceita a rejeição e que ela é oriunda da forma como boa parte dos parlamentares se comporta.

O vereador Wellington Silveira (PT) foi enfático ao falar sobre a importância da câmara de Cubatão, já que a cidade é um dos maiores PIBs do Brasil e tem um IDH ridículo, resultante de um processo  falho de distribuição de renda.

Ambos concordaram com a idéia de que a fiscalização do Poder Executivo é a principal tarefa de um vereador.

A falta de conscientização da população na escolha do candidato, de acordo com Cassandra, não é geradora da má atuação das câmaras. Ela ressaltou que o País ainda está aprendendo a lidar com a democracia e que, apesar de tantas práticas abomináveis (corrupção, falta de compromisso, vaidade) de muitos vereadores, o Legislativo é um importante pilar da organização da sociedade. “Ruim com ele, pior sem”.

Produção: Henrique Rodrigues, Carlos Alberto Guerra, Luiz Guilherme Zeinum, Luiz Felipe di Iório e Rodrigo Capello.

 


OUÇA