Volta   AGÊNCIA RÁDIO FACOS DE NOTÍCIAS.
Clique e ouça noticiário da Baixada Santista.

Secretário afirma que crise no São José é responsabilidade do Governo Federal

            A crise do Hospital São José se arrasta desde a década de 60. Desde então, a instituição já foi fechada várias vezes, durante as inúmeras greves de funcionários e por motivos financeiros e estruturais. Os funcionários e médicos do hospital estão com salários e cestas-básicas atrasados. A população reclama do atendimento de funcionários e de negligência de médicos. O teto SUS do município, repassado pelo Governo Federal, é um dos mais baixos do País (R$ 0,16 por habitante/dia).

O secretário da Saúde, Paulo Lacerda, afirma que o hospital está melhorando gradativamente, após a parceria com a Prefeitura. Questionado sobre a comissão de investigação, que foi criada ano passado pela Câmara Municipal para apurar possíveis irregularidades na administração, disse que desconhece o assunto, embora tenha sido muito comentado e ter ocorrido na época em que ele exercia seu mandato de vereador na Câmara.

            O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Paulo Pimentel, defendeu a atual administração (de Carlos Gigliotti) e, como Lacerda, responsabilizou o Governo Federal pela constante crise. Ele garantiu que sua função é auxiliar os funcionários, apesar de defender notoriamente a provedoria atual. Para Pimentel, a responsabilidade também é dos administradores anteriores (apesar de Gigliotti já ter sido provedor).

Produção: Talita Cícero, Paula Nobre, Flávia Ribeiro, Melina Fernandes, Ana Paula Córdova, Ana Paula Córdova e Vladimir Maluf.

 

OUÇA