Seja bem vindo ao índice dos nossos podcasts!

Use o índice abaixo para navegar entre os nossos arquivos.
Observação: Para escutar os podcasts será necessário um player que suporte arquivos mp3.

Com calendário dos próximos anos cheio de competições importantes como Jogos Abertos do Interior 2010, em Santos, Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas 2016, no Brasil a importância de se revelar novos talentos para conquistarem títulos pela nossa cidade ou nosso país é cada vez mais importante. Mas ser uma jovem promessa, muitas vezes, traz mais responsabilidades do os jovens atletas podem lidar. A expectativa sobre ele, pressão dos familiares, treinadores e amigos podem acabar prejudicando em sua formação. Além de terem que conciliarem estudos e treinos. Para entender como funciona esse processo de revelação dos atletas e como eles lidam com essa pressão, o Bola e Pandeiro mesa-redonda contou com a presença de Antonio José, técnico da equipe santista de handball, Milena Casati, psicóloga esportiva e Neymar da Silva Santos, pai da jovem promessa do santos Neymar.

Produção: Bruna Romão e Isabella Pêgas
Mediação: Tarcísio Oliveira
Repórter: Felipe Santos
Redação: Bruno Penna e Vítor Pajaro
Fotografia: Yan Troisi

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Qual é o caminho do sucesso? As bandas independentes da região, mesmo com espaço conquistado nas noites das cidades, ainda enfrentam dificuldades para obter reconhecimento profissional na área. Formadas por músicos talentosos, as bandas independentes sobrevivem como podem e buscam mostrar seu trabalho, enfrentando todos os problemas. Para expor como é o cotidiano das bandas da região, como os músicos sobrevivem, como é produzida uma trilha do sucesso, a organização da banda, os sonhos e como é feita a divulgação do trabalho, foram convidados o produtor musical Bruno Macena, do selo Music e o vocalista da banda Núcleo Base, de São Vicente, André Ricardo dos Santos Jesus, conhecido como André TJ.

Produção: Sueli Alves, Jenny D’Avila e Mariana de Andrade da Silva
Mediação: Guilherme Rodrigues
Redação: Nayara Marques
Repórter: Isabella Carretero
Fotografia: Márcio Garoni

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Apesar da agilidade e modernidade da internet, é fato que o rádio continua sendo um dos meios de comunicação mais importantes do mundo atual. Sua diferença e se mostra evidente. Há tempos, esse meio de comunicação vem mostrando sua eficiência na distribuição de conteúdo de entretenimento e notícias. Com o apagão, que afetou 18 estados brasileiros na noite da terça-feira, 10 de novembro, a importância desse veículo de comunicação voltou a ser ressaltada e sua imagem foi fortalecida. A Mesa Redonda apresentada quarta-feira, dia 25, abordou a importância da rádio, bem como sua eficiência. As convidadas do Programa, a ex radialista e pesquisadora, Rúbia Vasques, e a diretora da Rádio Cultura, Neuza Mansur, comentaram o valor desse veículo de comunicação.

Produção: Dennys Marcel, Camila Freire, Maria do Socorro, Tamires Mieko, Vinícius Domenique, Felipe Santos de Jesus e Sheilla Ferreira
Mediação: Vinícius Domenique
Repórter: Tamires Mieko
Redação: Sheilla Ferreira
Fotografia: Sheilla Ferreira

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Ações que ajudam a melhorar o ecossistema e sustentabilidade foram os temas abordados neste último programa. O excesso de lixo em áreas urbanas e naturais, a uso inadequado de água que resulta na falta dela e, o aquecimento global são questões que trazem a tona uma grande preocupação sobre o nosso futuro no planeta e as condições de vida que teremos até então. Para expor suas idéias e explicar sobre o assunto estiveram presentes no mesa-redonda, o Diretor Administrativo da ONG Vivências, Integração e Dinâmicas ambientais VIDA, Edson Cardoso – a Colunista do site Vila Mulher e consultora de moda, Érica Minchin – a Coordenadora do Eco-Dique e Presidente da Andes, Valéria Valadão e o Presidente do Arte no Dique, José Virgílio Leal de Figueiredo. Acompanhe

Produção: Lílian Palopoli, Ana Paula Peixoto e Juliana Ferro Fernandes
Mediação: Lorrayne França
Redação: Roberta D’Ávila
Repórter: Luana Fernandes
Fotografia: Luana Fernandes

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

A inclusão social foi o tema em debate durante a realização do programa de rádio, apresentado dia 18 de novembro, na UniSantos. Entre os assuntos discutidos estão: acessibilidade, projetos e ações que beneficiam os portadores de necessidades especiais. Um projetos apresentados foi o Braille em Ação, que leva profissionais com experiência em deficiência visual às escolas e empresas com o intuito de capacitar os funcionários para melhor inclusão dos deficientes. A leitura do Braille é o forte do projeto acompanhado de outros métodos que facilitam a vida do deficiente visual.

Compondo a mesa estavam o massagista do time de futebol de deficientes visuais, Décio Marques de Souza, o diretor do Movimento Pró-inclusão – MESP -, Edson dos Santos e a presidenta da Instituição Braille de Santos, Ireni Souza de Oliveira.

Produção: Taís Auler
Mediação: Ismael da Silva
Redação: Natasha Garcia
Repórter: José Mário Alves
Fotografia: Eduardo Brandão

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O blecaute ocorrido em 10 de novembro chama a atenção a uma questão que vinha sendo pouco debatida: a necessidade de uma maior variação da matriz energética do País. Para discutir o tema, a mesa-redonda do "Meio Tempo" convidou o professor doutor do curso de Engenharia Elétrica da UniSantos, engenheiro Luiz Carlos Moreira, além do engenheiro Francisco Henrique Miorim Júnior, do Comité de Gestão do Instituto de Tecnologia Aplicada a Energia e Sustentabilidade Socioambiental (Itaesa).

A necessidade do País investir em outras fontes é unânime, e para os convidados, a longo prazo, a energia nuclear é uma boa opção, haja vista o aumento do consumo, e a chegada dos carros elétricos ao Brasil, ano que vem. Um risco é a destinação do lixo nuclear, cuja radiação pode causar câncer. Outras fontes de energia sustentáveis, como a eólica, a solar e a térmica são vistas como opções, além das captações locais, em cada residência ou empresa, para o próprio consumo.

Produção: Guilherme Júnior, Mariana Dias e Sueli Alves
Mediação: Jenny Dávila
Repórter: Nayara Marques
Redação: Márcio Garoni

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O grande crescimento da violência na Baixada Santista foi o tema do Panorama desta semana. O porta-voz do Comando de Policiamento CPI-6, Tenente Elizário, e o advogado Marcos Aléssio comentaram os dados da pesquisa realizada pela Secretaria de Segurança Pública que apontou um crescimento de 50% dos homicídios da região, em relação ao mesmo período do ano passado. Crise econômica e a permanente sensação de impunidade foram algumas das justificativas apontadas pelos entrevistados. Confira o programa na íntegra.

Produção: Xenda Amici e Raphael Andrade.
Mediação: Lara Finochio.
Redação: Mariana Felippe e Fernanda Balbino.
Fotografia: Lívia Carvalho.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O tema desta edição do Programa Bola e Padeiro foi Musicoterapia. O apresentador Yan Troise discutiu os benefícios dessa terapia e como ela pode ajudar no dia-a-dia. Os convidados foram a psicóloga Abigail Baraquet e o musicoterapeuta Manoel João Nascimento. O programa teve a produção de Bruno Penna e Vitor Pajaro. Textos de Isabela Pêgas e Tarcísio Oliveira e fotografia de Bruna Romão.

Produção: Vítor Pajaro, Isabella Pêgas e Bruno Penna.
Mediação: Yan Troisi.
Redação: Isabella Pêgas e Tarcisio Oliveira.
Fotografia: Bruna Romão.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Religião, economia e fé misturam-se no programa que foi gravado no dia 4 de novembro. Para falar melhor sobre o “boom” de pequenas igrejas evangélicas, localizadas normalmente em bairros pobres da região, estiveram presentes o pastor presbiteriano, Giuliano Coccaro, o pastor Sérgio de Oliveira Alves, o seminarista Felipe Sardinha Bueno e o padre e o professor da disciplina de Problemas do Homem Contemporâneo da UniSantos, Cláudio Scherer da Silva. Ao contrário de uma busca por mais espaço, os religiosos defenderam o bom relacionamento entre as igrejas cristãs. Assuntos polêmicos, como a facilidade que existe hoje em dia para se abrir uma igreja e a grande perda de fiéis da Igreja Católica foram retratados durante o programa, que abordou de maneira única um dos temas mais complexos da atualidade.

Produção: Vinícius Domenique, Tamires Mieko, Dennys Marcel, Felipe Santos, Maria do Socorro e Sheilla Ferreira.
Mediação: Dennys Marcel.
Redação: Felipe Santos de Jesus e Camila Freire.
Repórter: Sheilla Ferreira.
Fotografia: Maria do Socorro.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Em diversas áreas de atuação profissional, a presença da mulher é vista com ressalva e preconceito. Isso não é diferente na cobertura esportiva, principalmente quando se fala em futebol. Mesmo assim, há diversos exemplos de jornalistas que ultrapassaram essas barreiras. Além disso, elas também vêm ganhando espaço na mídia em esportes com predominância masculina, como é o caso das recentes conquistas do time feminino do Santos Futebol Clube, as Sereias da Vila. Para debater sobre o crescimento do número de mulheres dentro do mundo esportivo, foram convidados os jornalistas Leonardo Zanotti (TV Tribuna), Kamila Malynowskyj (Rádio Bandeirantes) e Beatriz Franco (Jornal A Tribuna). Eles contaram suas experiências e perspectivas na relação entre mulheres e esportes.

Mediação: Sueli Alves
Produção: Isabella Carretero, Márcio Garoni e Jenny D’Ávila
Redação: Guilherme Júnior
Repórter: Mariana Dias
Fotografia: Nayara Marques

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Quando se fala em futebol feminino três itens vêm a cabeça: Marta, Sereias da Vila e a comparação com o futebol masculino. Com a presença da meia-atacante do Santos F.C., Karen Aline, e do professor de Educação Física, Isildo Santos Pereira, o Panorama Mesa-Redonda desta quarta-feira abordou essas questões, com enfoque nos últimos títulos das Sereias da Vila, a estrutura do Santos e as diferenças entre o futebol jogado pelas mulheres e pelos homens.

Produção: Fernanda Balbino e Lívia Carvalho
Mediação: Raphael Andrade
Redação: Lara Finochio e Xenda Amici
Fotografia: Mariana Felippe

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O programa apresenta um agradável painel sobre cultura alternativa, com a participação de Marcela Mattos, do Coletivo Família Clandestina, a rapper Pamela Carvalho e a integrante da cooperativa de mulheres Tituba Moda Afrobrasileira. Para que eventos alternativos tenham visibilidade e para que haja uma valorização pela sociedade como um todo, ainda faltam uma série de mudanças. A falta de apoio governamental é um dos problemas enfrentados por essas pessoas. Porém não é por isso que esses grupos deixam de fazer sua parte em termos de cultura e eventos de conscientização. Oficina de horta e consumo consciente, organização da bicicletada a shows de bandas locais, esses são alguns dos eventos realizados pela Casa de Família, que é gerido pelo coletivo Família Clandestina. Assim como o Miscelânea Cultural , são exemplos de eventos realizados por esses grupos (coletivos, cooperativas).

Produção: Ismael da Silva
Mediação: Eduardo Brandão
Redação: Thais Auler
Repórter: Natasha Garcia
Fotografia: José Mário Alves

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Após ser decretada oficialmente a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, diversas perguntas ficaram no ar: O Brasil possui condições de proporcionar um bom espetáculo? Como fica o trabalho de base para que no futuro novos atletas possam representar o país nas Olimpíadas? E o incentivo às modalidades olímpicas na Baixada Santista? Para debater esses assuntos, estiveram presentes no estúdio a judoca olímpica, Priscila Marques, e o técnico da Seleção Santista de Handebol Feminino, Antonio José.

Produção: Jackson de Paula e Marcel Pordeus Reis
Mediação: Ricardo Moura
Redação: Vitor Hugo
Repórter: Alan Graça
Fotografia: Felipe Saúda

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O Carnaval de Santos tem passado por várias modificações e crises ao longo dos anos, chegando até a ficar cinco anos sem ser realizado. Duas personalidades importantes deste cenário têm trabalhado duro para fazer o Carnaval evoluir e continuar existindo. O ex-presidente da União das Escolas de Samba da Baixada Santista, Toninho Madrugada, e o chefe do Departamento de Eventos da Secretaria de Cultura da Prefeitura, Wellington Lima, discutem o samba e os problemas e soluções para a realização dos desfiles das escolas de samba.

Produção: Bruna Romão e Isabella Pêgas
Mediação: Tarcísio Oliveria
Redação: Bruno Penna e Yan Troisi
Fotografia: Vitor Pajaro

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

A terceira edição do mesa redonda do “Salão de Notícias” levanta a questão do aumento dos trabalhos temporários no final do ano. O programa foi mediado por Luana Fernandes que recebeu o professor, coordenador do curso de Economia da UniSantos, João Carlos Gomes, diretor da agência de empregos NPO, Wagner José Tedesco e o vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santos, Guilherme de Mello Mauger. Eles discutiram o crescimento do emprego em dezembro, as vantagens e desvantagens para conquistar a vaga.

Produção: Lílian Palopoli, Lorrayne França e Roberta D’Ávila.
Mediação: Luana Fernandes.
Redação: Juliana Ferro Fernandes.
Repórter: Ana Paula Peixoto Borges.
Fotografia: Ana Paula Peixoto Borges.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

A bicicleta deixou de ser um veículo apenas de lazer, servindo também como meio de transporte alternativo para as necessidades do dia-a-dia, tentando livrar as pessoas do trânsito caótico, porém causando alguns problemas. Apesar de amenizar o trânsito de veículos automotores, a falta de respeito à sinalização por parte dos ciclistas e também dos motoristas, causam acidentes graves. Alguns ciclistas desrespeitam as leis de trânsito por não haver nenhum tipo de punição, como multa e apreensão do veículo. Outro problema é a falta de bicicletários e ciclovias em alguns pontos da cidade, o que faz com que os ciclistas não tenham alternativas na hora de andar em algumas ruas e avenidas do Município ou onde guardar a bicicleta. E para falar sobre o assunto convidamos o presidente da Associação Brasileira de Ciclistas Jessé Teixeira Felix, o gerente de Arquitetura e Urbanismo da Prodesan, Carlos Prates, e o arquiteto da Prodesan Rodrigo Franco.

Produção: Dennys Marcel, Camila Freire, Maria do Socorro, Tamires Mieko, Vinícius Domenique, Felipe Santos de Jesus e Sheilla Ferreira.
Mediação: Camila Freire.
Redação: Maria do Socorro e Tamires Mieko.
Repórter: Felipe Santos de Jesus e Vinícius Domenique.
Fotografia: Sheilla Ferreira.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Os projetos Canoaço, Incinerador de Lixo e as Sacolas plásticas a base de amido de milho, foram os principais temas em debate durante a mesa redonda realizada em sete de outubro, na UniSantos. Esses projetos, entre outros, formam uma das saídas que a Prefeitura, ONGS, empresas privadas junto ao apoio da população encontraram para reduzir e futuramente acabar com o acumulo de lixo nos manguezais de Cubatão. Além dos projetos, foram citadas ações que contribuíram para a redução de lixo no Rio Cubatão.

Um exemplo foi o Movimento Ambiental Clean Up The Word (CUW). O evento reuniu aproximadamente 350 voluntários e em três horas recolheu por volta de três toneladas de lixo. Dentre as fontes que compuseram a mesa estão: o secretário de Meio Ambiente, Vanderlei Oliveira, a representante da Resilimpa Tecnologia (RTA), Lucy Figueredo e o representante da Associação Ecológica de Cubatão, Rolando Roebbelen.

Produção: Eduardo Brandão
Mediação: José Mário Alves
Redação: Natasha Garcia
Repórter:Ismael da Silva
Fotografia: Thais Auler

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Projeto de lei de autoria do Deputado Federal Márcio França (PSB/SP) prevê que alunos que tiverem três meses de inadimplência na escola ou na universidade poderão ser dispensados no mesmo período letivo. A lei atual pune o estudante somente com a impossibilidade de matrícula no período letivo seguinte. Adelino Rodrigues, Coordenador do Cidoc de Santos e Giselda Silveira, psicopedagoga, estiveram presentes no estúdio para debater mais sobre esse assunto.

Produção: Ricardo Palopoli e Vitor Hugo
Mediação: Felipe Saúda
Redação: Marcel Pordeus
Repórter: Jackson de Paula
Fotografia: Alan Graça

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Diversos acidentes ambientais têm acontecido principalmente em Cubatão, como o derramamento de óleo às margens da rodovia Padre Manuel da Nóbrega, na altura do Sítio Queiroz, e o vazamento de gás na Refinaria Presidente Bernardes. O programa recebeu o secretário de Meio Ambiente de Cubatão, Wanderley Oliveira, o presidente da ONG Amigos do Mar, Miguel Escandon e a conselheira de Meio Ambiente do Ciesp-Santos e consultora ambiental, André Guilheri. Eles debateram alternativas para o problema, bem como o que é feito para fiscalizar as empresas.

Produção: Guilherme Rodrigues, Jenny Davila, Sueli Alves
Mediação: Nayara Marques
Redação: Isabella Carretero
Repórter: Márcio Garoni
Fotografia: Mariana de Andrade da Silva

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Esta edição do programa Bola e Pandeiro tem como tema “O Doping nos Esportes”. Serão debatidas as principais formas de doping e sua conseqüências para os atletas. Para falar sobre o assunto, fazem parte da mesa as psicólogas Maria Juliana Carpentieri e Denise Marques e o preparador físico Cláudio Sérgio Organ.

Produção: Tarcisio Oliveira
Mediação: Vítor Pajaro
Redação: Isabella Pêgas e Bruna Romão
Repórter: Yan Troisi
Fotografia: Bruno Penna

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Abuso sexual é o tema da segunda edição de mesa-redonda do “Salão de Notícias”. Apresentado por Ana Paula Peixoto Borges, o programa contou com a participação das psicólogas Anna Paula Rosa, que atua na área de família, e Érika Paula, que fez um estudo (Trabalho de Conclusão de Curso) sobre prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Elas falaram sobre o projeto de castração química, os tratamentos adequados às vítimas de estupro, os tipos de abusadores sexuais e as devidas penalidades.

Produção: Juliana Ferro Fernandes, Lorrayne França, Luana Fernandes, Roberta D’Ávila
Mediação: Ana Paula Peixoto
Redação: Lílian Palopoli
Repórter: Roberta D’Ávila
Fotografia: Lorrayne França

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

"O Brasil está na contramão da energia sustentável. O pré-sal é um exemplo disso. Enquanto o mundo pensa em energias renováveis, nós (Brasil) saudamos o petróleo", foi com essa declaração apontada pelo vereador santista Fabio Nunes, o Fabião, que se deu início a primeira mesa-redonda do programa Panorama, apresentado ontem, dia 9 de setembro.

Além da presença do vereador, que desenvolveu muito bem o bate-papo sobre políticas ambientais, tema central do programa.

Estiveram presentes a consultora ambiental, Alba Rodrigues e a estudante e militante da causa verde, Vanessa Santos.

Mediada por Mariana Felippe, a mesa-redonda abordou pontos sobre as perspectivas e, também, sobre os principais problemas enfrentados pela Região da Costa da Mata Atlântica quando o assunto é desenvolvimento sustentável.

Produção: Xenda Amici e Livia Carvalho.
Mediadora: Mariana Felippe.
Redação: Lara Finóchio e Raphael Andrade
Fotografia: Fernanda Balbino

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Após a vizinha Argentina descriminalizar o uso maconha para consumo pessoal, o Brasil é a bola da vez neste polêmico debate.

Há quem diga, por exemplo, que a descriminalização da posse pode ser uma das saídas para a erradicação das drogas ou pelo menos diminuir o consumo. Outros, no entanto, afirmam que a liberação do consumo pode piorar ainda mais o combate, uma vez que a maconha faz mal aos pulmões, acarreta problemas de memória e, em alguns casos, leva à dependência. Para debater o tema, o advogado criminalista Marcelo Cruz e o psicólogo especializado no combate às drogas, Eustázio Alves, falam sobre os prós e contras desta medida que está gerando discussões em todo país.

Mediador: Marcel Pordeus
Redatores: Jackson de Paula e Felipe Saúda
Repórter: Ricardo Moura
Fotógrafo: Vitor Hugo Marques
Produtor: Alan Graça

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Debatida há décadas, a ideia de uma ligação seca entre Santos e Guarujá tomou força no começo deste ano com o anúncio, pelo governador José Serra, da construção de um túnel sob o canal do estuário. Em maio, entretanto, o secretário estadual de transportes, Mário Arce, descartou o túnel por função do alto custo, lançando o projeto de uma ponte estaiada. Antes da escolha final de um dos projetos, há diversos pontos polêmicos envolvidos, como os impactos urbanísticos e ambientais nas cidades, o uso da obra como alavanca política e a falta de audiências públicas.

Para debater estas questões, foram convidados o engenheiro civil e ex-diretor de infraestrutura e serviços da Codesp, Arnaldo Barreto, e o vereador e membro da Comissão Permanente de Portos e Aeroportos da Câmara de Guarujá, Luiz Carlos Romazzini.

Apresentação: Márcio Garoni
Produção: Nayara Marques, Isabella Carretero e Jenny Davila
Fotografia: Sueli Alves
Reportagem: Guilherme Júnior
Redação: Mariana Dias

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Mesmo com toda informação disponível sobre uso de preservativos, formas de contrair AIDS e outras DSTs o número de soropositivo continua a crescer. Esse tema foi discutido na mesa redonda no dia 16/09 às 20h30.

O painel expôs os fatores que fortalecem o aumento dos índices da DST. E o fator que ainda contribuí muito com esse aumento é o preconceito. As pessoas ainda tem vergonha de pedir camisinha em postos de saúde. Tanto jovens quanto idosos. Foi o que disse a coordenadora do programa de DST/Aids/Hepatite de Santos, Márcia Frigério,.

Abordar o tema em novelas foi uma solução apresentada pelo convidado Beto Volpe, que é presidente do grupo Hiupiara. “A novela é a mídia popular brasileira e deve ser aproveitada para difundir esse tipo de idéias.

Apresentação: Eduardo Brandão
Produção: José Mário Alves e Natasha Arita
Repórter de mesa: Ismael da Silva
Redação: Taís Auler

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O Salão de Notícias tem como tema da primeira mesa redonda a gripe H1N1 e a volta às aulas. A mediadora Lilian Palopoli recebe a professora e coordenadora da Secretaria Municipal de Educação de Santos, Iara Cassab Deloroso, a psicopedagoga e professora do curso de Psicologia na UNISANTOS Maria Regina Jacob e a psicopedagoga e neuropsicóloga Maria Teresa Peralta. Elas discutiram se as informações que estão sendo passadas para os pequenos e a forma como está sendo abordada a prevenção da gripe H1N1 pode causar algum trauma no futuro.

Produção: Ana Paula Peixoto Borges, Juliana Ferro Fernandes e Luana Fernandes.
Mediação: Lílian Palopoli.
Redação: Lorrayne França. Repórter e fotografia: Roberta D’Ávila.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Mais de 30 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência no Brasil, ou seja, a cada oito brasileiros, pelo menos um tem problemas físicos, mobilidade reduzida ou algum tipo de deficiência mental, visual ou auditiva. Para saber um pouco mais sobre a inclusão desses deficientes na Baixada Santista, no mercado de trabalho, nas escolas, no esporte e na sociedade em geral, o integrante do Grupo Terceira Visão, formado por deficientes visuais, José Carlos, e o auxiliar técnico da Seleção Brasileira de Goalboll, Danilo Rong, debateram o assunto. Questões como a acessibilidade na cidade, adaptação no mercado de trabalho e ações tomadas para a verdadeira inclusão do deficiente foram discutidas.

Produção: Felipe Santos, Camila Alvarez, Dennys Marcel, Tamires Mieko, Sheilla Ferreira e Maria do Socorro Nascimento.
Mediação: Felipe Santos.
Redação: Camila Alvarez e Dennys Marcel.
Repórter: Camila Alvarez.
Fotografia: Tamires Mieko.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!