Pesquisa

Laboratório de Engenharia Geofísica (LEG)

O Laboratório de Engenharia Geofísica (LEG) atende às atividades do grupo de pesquisa homônimo do Curso de Engenharia de Petróleo da Católica de Santos, formado em 2013. Destacam-se no laboratório os projetos de pesquisa em petrofísica, geologia de petróleo, paleomagnetismo, estratigrafia magnética e sísmica multicomponente.
Para atender os crescentes problemas ambientais relacionados à exploração e produção de hidrocarbonetos, foi criada a linha de pesquisa que trata da aplicação dos métodos geofísicos às investigações ambientais relacionadas a derrames de hidrocarbonetos e disposição de resíduos nas subsuperfícies, plumas de contaminação e biodegradação.

Importância acadêmica
A participação e o envolvimento dos estudantes da graduação nesse grupo de pesquisa possibilitaram a criação de dois capítulos estudantis: da Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE – Society of Petroleum Engineers) e da Sociedade de Geofísicos da Exploração (SEG – Society of Exploration Geophysicist) criados em 2013 e 2015, respectivamente.

Onde fica
Sala 4 do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), no Campus Dom Idílio José Soares